Docência do ensino superior no Brasil: cenários e possibilidades

Conheça o cenário e as possibilidades para a docência do ensino superior no Brasil!

Quando o assunto é a educação brasileira, fala-se muito do ensino básico: BNCC, alfabetização e letramento, processos de aprendizagem, formação básica em Português e Matemática, entre outros. Por outro lado, o ensino superior vem crescendo nas últimas décadas. Você conhece as possibilidades profissionais para quem atua na docência do ensino superior no Brasil?

Ao longo deste artigo do Instituto Singularidades EAD, abordamos o cenário do ramo no país e as oportunidades de carreira para profissionais que desejam migrar para a docência de nível superior. Continue a leitura!

O que é docência do ensino superior?

A definição de docência do ensino superior é relativa à prática de lecionar em universidades, faculdades e demais instituições de ensino de nível superior.

A atuação na área envolve tanto o conhecimento no campo específico em que o profissional trabalha quanto a noção a respeito das metodologias mais apropriadas para a formação especializada.

O cenário da docência do ensino superior no Brasil

Antes de compreender as oportunidades e os desafios para a docência do ensino superior no Brasil, é necessário analisar o contexto do nível superior no país.

Um estudo realizado pelo Instituto SEMESP, com base em dados da Pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e do Portal e-MEC, indica que 15,4% da população de 18 anos ou mais no Brasil possui graduação completa, o que equivale a 23,2 milhões de pessoas.

Embora a porcentagem seja relativamente baixa, é possível afirmar que existe uma tendência de crescimento no cenário.

Segundo informações do INEP, as matrículas em cursos de graduação no Brasil mais que triplicaram no século XXI. Em 2000 eram cerca de 2,7 milhões de brasileiros matriculados em cursos de graduação. Em 2019, por sua vez, o número passou para 8,6 milhões.

Possibilidades profissionais para docentes de nível superior

Pode-se dizer que a maioria dos docentes do Ensino Superior não sonhava que seriam professores quando iniciaram suas carreiras e escolheram seus cursos universitários. Enxergar esse caminho pode vir de muitas formas:

• pela descoberta, ao longo da vida, de uma afinidade com o ensino;
  • pelo dever da docência como uma atividade complementar à pesquisa acadêmica;
  • pelas oportunidades atrativas em relação a salário, carga horária e reconhecimento profissional

Por esses motivos, a procura pela docência do ensino superior no Brasil vem crescendo consideravelmente. Nesse sentido, ela se dá tanto pela maior demanda da população por educação superior quanto pela oferta de possibilidades de realização profissional.

Atualmente, há dois caminhos para quem deseja se tornar professor universitário no país. O primeiro é seguir o caminho acadêmico, especializando-se na área de formação com mestrado e doutorado. O segundo é atuar no mercado de trabalho e, adquirida a bagagem profissional, especializar-se em docência de nível superior e lecionar na área desejada.

Formação para a docência do ensino superior no Brasil

Ao contrário do que se pensava no passado, a docência do ensino superior no Brasil hoje demanda mais do que somente o domínio de conteúdos específicos de uma área. Lecionar para universitários envolve, além do conhecimento específico, a habilidade de criar ambientes de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento integral dos estudantes nessas áreas de atuação.

Com uma sociedade e um mercado de trabalho em plena expansão, com desenvolvimento de novas tecnologias e consequentes reflexões sobre o presente e o futuro, a formação de nível superior precisa abarcar a inovação, o encontro e o potencial transformador da experiência — e o professor universitário precisa estar preparado para ofertar esse novo cenário formativo.

Dessa forma, é fundamental que docentes tenham competências e habilidades para garantir uma educação de qualidade. Cabe a eles também ensinar visando o engajamento profissional, a prática pedagógica e os conhecimentos gerais e específicos da área.

Prepare-se para a docência de nível superior com o Instituto Singularidades

Referência na formação de educadores para o Brasil atual, o Instituto Singularidades pode te ajudar a ser um docente preparado para os desafios do ensino superior.

O curso de Pós-Graduação EAD em Docência no Ensino Superior traz uma grade formativa inovadora. Com divisão em projetos e oficinas, você desenvolverá os conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a docência.

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o Blog Singularidades EAD! Você também pode assinar nossa newsletter para mais artigos sobre o vasto universo da Educação!

Continuar lendo

LogoBranco_Laranja