logo sing 1

Pós-graduação em

Docência no Ensino Superior

Qualifique-se para lecionar no ensino superior e formar profissionais competentes e preparados para suas áreas de atuação.

HeroDES

10 de Outubro de 2022

wall-clock

360 horas/aula

organizacao

Toda a nossa Infraestrutura está disponível.

Objetivo do curso

A Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior tem como objetivo preparar integralmente profissionais e acadêmicos para o trabalho pedagógico, bem como trazer contribuições e novas abordagens metodológicas para professores que atuam no nível superior. 

Público-alvo

O que é Docência do Ensino Superior?

Podemos definir o conceito como a prática de lecionar em universidades, faculdades e demais instituições de ensino de nível superior. Atualmente, além dos conhecimentos pedagógicos necessários para ser um professor de curso superior, é fundamental pensarmos em incluir a inovação neste processo.

 

Hoje a escola e a universidade não detêm o monopólio do saber, existem muitas formas de aprender. Com estudantes que já são nativos digitais, a aula puramente expositiva não faz mais sentido nem apresenta total eficiência para a aprendizagem. A aula se tornou o lugar do encontro, da expansão dos horizontes e de experiências transformadoras. 

 

Dessa forma, é fundamental que docentes tenham competências e habilidades para garantir uma educação de qualidade e ensinar visando o engajamento profissional, a prática pedagógica e os conhecimentos gerais e específicos da área. Essa recomendação compõe a Base Nacional Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores (BNC-Formação), diretriz que fundamenta este curso de pós-graduação.

mosaico

O ensino superior no Brasil

Para entender as principais oportunidades e os desafios para docência do ensino superior, é necessário analisar o contexto do nível superior no Brasil. Um estudo realizado pelo Instituto SEMESP, com base em dados da Pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e do Portal e-MEC, indica que 15,4% da população de 18 anos ou mais no Brasil possui graduação completa, o que equivale a 23,2 milhões de pessoas.

 

Embora a porcentagem seja relativamente baixa, é possível afirmar que existe uma tendência de crescimento no cenário. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as matrículas em cursos de graduação no Brasil mais que triplicaram no século XXI. Em 2000 eram cerca de 2,7 milhões de brasileiros matriculados em cursos de graduação, enquanto em 2019 o número passou para 8,6 milhões.

 

O contexto educacional brasileiro, portanto, indica que se qualificar com a Pós-Graduação em Docência e Inovação no Ensino Superior vale a pena, tanto pela formação integral do profissional quanto pelas tendências de mercado.

Módulo Introdutório

Desenvolvimento de Competências para Docência no Ensino Superior

Projetos/ Módulos Independentes

Docência do Ensino

Superior no Século XXI

Práticas Pedagógicas:

Planejamento e Avaliação

Tecnologia e Design Instrucional para o Ensino Superior

Psicologia da Educação e Neurociência

Metodologias Ativas e Teorias Pedagógicas

Dilemas Contemporâneos da Educação Superior: Perspectiva Histórica e Sociológica

Educação Inclusiva e Diversidade

A Aula como Experiência

Oficinas/ Módulos Independentes

Educação Socioemocional

Aprendizagem Visível

Aprendizagem Criativa

O corpo docente do SINGULARIDADES
é cheio de referências

Faça a sua inscrição e inicie a qualificação na área do ensino.

x
Condições especiais para matrículas antecipadas.

SOBRE NÓS

O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual.

Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.

Ainda tem dúvidas sobre o curso? Preencha o formulário e receba mais informações.

Ajude-nos a melhorar

Sua opinião é essencial para aprimorar a experiência no Singularidades e transformar a educação no Brasil. Contribua respondendo nossa pesquisa de satisfação.

Copyright © 2022 Instituto Singularidades