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Princípios e Práticas para Educação Bilíngue

Inicie o curso sobre educação bilíngue de acordo com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, com professores de referência no assunto.

Tempo de duração

120h/aula

Data de início

Início imediato

Período

6 meses

Toda a nossa Infraestrutura está disponível

Objetivo do curso

Este curso de Extensão em Princípios e Práticas para Educação Bilíngue de 120h tem como objetivo discutir os princípios e práticas fundamentais que embasam a educação bilíngue. A finalidade é capacitar profissionais para lecionarem na educação bilíngue em conformidade com o estipulado para o perfil dos professores nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Além disso, visa promover o debate sobre as metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue aplicadas ao ensino bilíngue na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Público-alvo

Saiba o que é educação bilíngue e/ou multilíngue

O conceito de bilinguismo e educação bilíngue são complexos e difíceis de conceituar, por isso os autores sobre o assunto divergem em muitos pontos. Alguns dos principais nomes que se propuseram a discutir o tema são: Bloomfield (1935), Macnamara (1967), Titone (1972), Harmers e Blanc (2000) e Mackey (2001). Com isso em mente, queremos que você passe a compreender a importância do debate sobre as metodologias e práticas existentes para o ensino bi/multilíngue.

Definições

Selecionamos algumas das principais definições sobre o ensino bilíngue e o que os autores consideram fatores essenciais na hora do processo de conceituação de bilinguismo: Para Harmers e Blanc (2000) não se pode ignorar o fato de que o bilinguismo é um fenômeno multidimensional e deve ser investigado como tal. Isso significa que algumas dimensões devem ser analisadas, são elas: competência relativa, organização cognitiva, idade de aquisição, presença ou não de indivíduos falantes de uma segunda língua no ambiente em questão, identidade cultural e status das duas línguas envolvidas. Já na visão de Macnamara (1967), um indivíduo é considerado bilíngue quando possuir competências mínimas nas quatro habilidades linguísticas (falar, ler, ouvir e escrever). Essa percepção é contrária ao pensamento de Bloomfield (1935) que, assim como o dicionário Oxford, considera apenas que seja capaz de falar as duas línguas perfeitamente um bilíngue perfeito.

Educação bilíngue

Quando paramos para pensar sobre educação bilíngue, precisamos pressupor que existem conceitos distintos em países diferentes, além de levar em consideração questões étnicas, dos educadores e fatores sócio-políticos.

Megale (2005) caracteriza de forma bem generalista uma divisão na educação bilíngue. Segundo ela, existem dois grandes domínios: educação bilíngue para crianças do grupo dominante e educação bilíngue para crianças de grupos minoritários.

No primeiro caso, a autora refere-se à educação bilíngue como sendo algo que tem um caráter elitista, em que se visa o aprendizado de um novo idioma, o conhecimento de outras culturas e a habilitação para completar estudos no exterior. Quando se discute sobre a educação para grupos minoritários, dispõe-se sobre aquelas crianças que vem frequentemente de comunidades socialmente desprovidas.

Megale (2005) ainda se apoia em Harmers e Blanc (2000) para dizer que a educação bilíngue é determinada por fatores históricos, sociais, ideológicos, psicológicos e relações de poder.

Apesar de existirem diversos conceitos sobre bilinguismo e educação bilíngue, os debates sobre o tema são cada vez mais frequentes. Por isso, um profissional interessado no assunto precisa estar atento a essas discussões e estar capacitado nas metodologias e práticas.

Módulo 1

Educação Bilíngue e Bilinguismo;
Planejamento Integrado de Conteúdo e Língua;
Project Based Learning;
Avaliação em Contextos Multilíngues.
Instituto Singularidades

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SEM TAXA DE MATRÍCULA
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O corpo docente do SINGULARIDADES
é cheio de referências

Drª Renata Condi

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP e em Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS; graduada em Letras – Licenciatura em Inglês e Letras – Bacharelado em Tradução pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela UFSCar. Desde 1993, atua como professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais na área de línguas estrangeiras. É também autora de livros didáticos e pesquisadora.

Ms Maria Teresa de La Torre Aranda

Possui Mestrado em Educação (Master of Arts in Teaching), com ênfase no ensino de inglês, pela School For International Training, Vermont, USA (2001). Atualmente é docente do Instituto Superior de Educação de São Paulo, Singularidades, atuando no curso de pós-graduação Bilinguismo e Educação Bilíngue: Desafios e Possibilidades. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília (antigo Instituto isolado da USP, atual UNESP), Maria Teresa tem ampla experiência no ensino de português e inglês, presencial e EaD, e na coordenação pedagógica.

Profª Drª Antonieta Megale

Pós-doutoranda pela PUC-SP; doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Língua Inglesa pela USJT; graduada em Pedagogia pela FMU; e graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista. Realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha). É coordenadora dos cursos de extensão do Instituto Singularidades desde 2017, acumulando outras experiências ao longo de sua trajetória.

Profª Esp. Gladys Lopes

Pós-graduada em Educação Bilíngue e em Gestão da Educação pelo Instituto Singularidades; graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Possui experiência como coordenadora pedagógica, orientadora educacional, assessora em processos pedagógicos e professora em diversas instituições públicas e privadas.

Profª Esp. Ingrid Puche

Pós-graduada em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades; certificada em Design, Assessment and Management of Project-based Learning pelo Buck Institute for Education; e graduada em Letras pela USP. Atua como professora e pesquisadora há 10 anos na área de Educação Bilíngue no Brasil e em outros países.

Drª Renata Condi

Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP e em Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS; graduada em Letras - Licenciatura em Inglês e Letras - Bacharelado em Tradução pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela UFSCar. Desde 1993, atua como professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais na área de línguas estrangeiras. É também autora de livros didáticos e pesquisadora.

Ms Maria Teresa de La Torre Aranda

Possui Mestrado em Educação (Master of Arts in Teaching), com ênfase no ensino de inglês, pela School For International Training, Vermont, USA (2001). Atualmente é docente do Instituto Superior de Educação de São Paulo, Singularidades, atuando no curso de pós-graduação Bilinguismo e Educação Bilíngue: Desafios e Possibilidades. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília (antigo Instituto isolado da USP, atual UNESP), Maria Teresa tem ampla experiência no ensino de português e inglês, presencial e EaD, e na coordenação pedagógica.

Profª Drª Antonieta Megale

Pós-doutoranda pela PUC-SP; doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Língua Inglesa pela USJT; graduada em Pedagogia pela FMU; e graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista. Realizou estágio doutoral na Universidade de Viadrina (Alemanha). É coordenadora dos cursos de extensão do Instituto Singularidades desde 2017, acumulando outras experiências ao longo de sua trajetória.

Profª Esp. Gladys Lopes

Pós-graduada em Educação Bilíngue e em Gestão da Educação pelo Instituto Singularidades; graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Possui experiência como coordenadora pedagógica, orientadora educacional, assessora em processos pedagógicos e professora em diversas instituições públicas e privadas.

Profª Esp. Ingrid Puche

Pós-graduada em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades; certificada em Design, Assessment and Management of Project-based Learning pelo Buck Institute for Education; e graduada em Letras pela USP. Atua como professora e pesquisadora há 10 anos na área de Educação Bilíngue no Brasil e em outros países.

FAQ

Os novos pré-requisitos para ser um professor bilíngue são:

• Ter graduação em Pedagogia ou Letras;

• Ter comprovação de proficiência de no mínimo 82 pontos no Common European Framework for Languages (CEFR);

• Ter formação complementar em Ensino Bilíngue: Como este curso de 120 horas!

Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o formulário que se encontra no topo da página ou entrar em contato através do número (11) 94308-6945 (WhatsApp).

Pagamento do curso pode ser realizado no cartão de crédito em até 10x, ou por boleto em até 6x.

Todas as atividades e avaliações de Princípios e Práticas para a Educação Bilíngue são realizadas diretamente na plataforma do curso.
As mesmas estão distribuídas como fóruns, tarefas ou objetos de aprendizagem, que podem incluir realizações de testes, exploração de imagens, podcasts, documentos de texto, vídeos ou quizzes. Essas atividades têm o objetivo de auxiliar na prática do professor-pesquisador, mas principalmente facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos. Elas são consideradas como optativas, ou seja, o aluno está livre para decidir participar ou não.
Ao fim de cada disciplina, o aluno deverá fazer uma atividade avaliativa obrigatória. Sua realização acontece de diversas formas, quase sempre, voltadas à pesquisa de campo, como entrevistas, proposta de aula sobre o conteúdo abordado, pequeno artigo sobre considerações a respeito da disciplina, textos sobre experiência do aluno no ambiente bilíngue, entre outros.

É necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:
• RG (não pode ser CNH);
• CPF;
• Foto 3x4 ou digital;
• Comprovante de residência;
• Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);

Nossos alunos e ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação possuem desconto de 10% no valor do curso. Funcionários públicos e associados ao SINPRO possuem desconto de 20% no valor do curso.
Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.

SOBRE NÓS

O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual.

Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.

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