Esse curso fornece as ferramentas ideais para profissionais que, assim como você, buscam promover debates críticos sobre metodologias e práticas para a Educação Bi/Multilíngue. Impacte o ambiente educacional com a formação certa!
360h
07/10/2024
18 meses
Toda infraestrutura
disponível
18x sem juros
A especialização traz módulos e disciplinas que unem as bases da educação bilíngue às tendências e ao futuro da área, promovendo uma formação 360º.
As disciplinas são ministradas por professores doutores e mestres, com amplo reconhecimento na academia e no mercado de educação do Brasil.
No Singularidades EaD, valorizamos o seu tempo e o seu aprendizado: tenha a praticidade do estudo a distância e o apoio integral dos nossos tutores ao longo do curso.
Ao longo do curso, você terá a oportunidade de colocar a mão na massa: fazer atividades e executar seu projeto final.
O trabalho do professor bilíngue hoje exige o domínio de práticas pedagógicas atuais e o conhecimento em metodologias específicas para o ensino bi/multilíngue, e é isso que você vai encontrar no curso de Bilinguismo do Instituto Singularidades. Veja abaixo a divisão dos módulos e o conteúdo da especialização.
O trabalho do professor bilíngue hoje exige o domínio de práticas pedagógicas atuais e o conhecimento em metodologias específicas para o ensino bi/multilíngue, e é isso que você vai encontrar no curso de Bilinguismo do Instituto Singularidades. Veja abaixo a divisão dos módulos e o conteúdo da especialização.
Educação Bilíngue e Bilinguismo
Cultura e Educação Bilíngue
Project Based Learning
Neurociências
Ensino do Português como língua não-materna
Leitura e Escrita em Contextos Bi/Multilíngues
Planejamento integrado de conteúdo e língua
Decolonialidade, educação e lingua(gem)
Literatura em Contextos Multilíngues
Translanguaging Pedagogy
Avaliação em contextos multilíngues
Arranjos Interacionais
Para conferir o detalhamento das disciplinas e outras informações do curso de bilinguismo acesse o descritivo:
O conceito de bilinguismo e educação bilíngue são complexos e difíceis de conceituar. Por esse motivo, os autores da área divergem em muitos pontos. Alguns dos principais nomes que se propuseram a discutir o tema são: Bloomfield (1935), Macnamara (1967), Titone (1972), Harmers e Blanc (2000) e Mackey (2001). Selecionamos algumas das principais definições sobre o ensino bilíngue e o que os autores consideram fatores essenciais na hora do processo de conceituação de bilinguismo.
Para Harmers e Blanc (2000), não se pode ignorar o fato de que o bilinguismo é um fenômeno multidimensional e deve ser investigado como tal. Isso significa que algumas dimensões devem ser analisadas, são elas: competência relativa, organização cognitiva, idade de aquisição, presença ou não de indivíduos falantes de uma segunda língua no ambiente em questão, identidade cultural e status das duas línguas envolvidas.
Já na visão de Macnamara (1967), um indivíduo é considerado bilíngue quando possuir competências mínimas nas quatro habilidades linguísticas (falar, ler, ouvir e escrever). Essa percepção é contrária ao pensamento de Bloomfield (1935), que, assim como o dicionário Oxford, considera um bilíngue perfeito apenas quem é capaz de falar as duas línguas perfeitamente.
Quando paramos para pensar sobre educação bilíngue, precisamos pressupor que existem conceitos distintos em países diferentes, além de levar em consideração questões étnicas e dos educadores e fatores sócio-políticos.
Megale (2005) caracteriza de forma bem generalista uma divisão na educação bilíngue. Segundo ela, existem dois grandes domínios: educação bilíngue para crianças do grupo dominante e educação bilíngue para crianças de grupos minoritários.
No primeiro caso, a autora refere-se à educação bilíngue como algo que tem um caráter elitista, em que se visa o aprendizado de um novo idioma, o conhecimento de outras culturas e a habilitação para completar estudos no exterior. Já quando se discute sobre a educação para grupos minoritários, dispõe-se sobre aquelas crianças que vêm frequentemente de comunidades socialmente desprovidas.
Megale (2005) ainda se apoia em Harmers e Blanc (2000) para dizer que a educação bilíngue é determinada por fatores históricos, sociais, ideológicos, psicológicos e relações de poder.
Apesar de existirem diversos conceitos sobre bilinguismo e educação bilíngue, os debates sobre o tema são cada vez mais frequentes. Por isso, um profissional interessado no assunto precisa estar atento a essas discussões e estar capacitado nas metodologias e práticas.
Ao longo da especialização em bilinguismo do Instituto Singularidades, você irá se deparar com conteúdos, materiais e reflexões que seguem essa natureza e promovem debates fundamentais para o presente e o futuro da educação bilíngue no Brasil.
O Instituto Singularidades é reconhecido nacionalmente na formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa meta é contribuir com a capacitação de professores em nível superior nas áreas essenciais da educação nacional.
Eleita melhor faculdade privada especializada em Pedagogia com residência pedagógica no país (segundo índice IGC/MEC) e está entre as primeiras em aprovações de concursos públicos.
Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.
O Instituto Singularidades se compromete com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão se baseia no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.
SEM TAXA DE MATRÍCULA
Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP e em Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUC-RS; graduada em Letras – Licenciatura em Inglês e Letras – Bacharelado em Tradução pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela UFSCar. Desde 1993, atua como professora, coordenadora e assessora em diferentes segmentos educacionais na área de línguas estrangeiras. É também autora de livros didáticos e pesquisadora.
Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Matemática pelo Mathema; pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Metodista; e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção. Atua há 22 anos como professora em escolas da rede particular e pública de São Paulo. Formadora de professores em cursos de extensão universitária e cursos de curta duração.
Pós-doutora pela Universidade de Helsinki e pela Freie Universität Berlin; doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP; e graduada em Letras pela UFRJ. Realiza estágio de pós-doutoramento na Rutgers University, lidera o GP/CNPq/PUC-SP de Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e atua como pesquisadora e professora na PUC-SP e como professora no Instituto Singularidades.
Mestre em Educação Musical – Cognição pela New York University; especialista em Musicalização Infantil pela UNISA; especialista em Educação Psicomotora pelo ISPE-GAE; e formada em Educação Artística – Música pela Faculdade Santa Marcelina. Foi diretora da primeira pré-escola brasileira nos EUA e desde 2009 dedica-se ao ensino do português como língua de herança (PLH).
Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP e graduada em Letras pela USP. Possui mais de 15 anos de experiência como professora e é coordenadora da área de língua inglesa da escola Alef Peretz, docente do Instituto Singularidades e membro do GEEB-PUC (Grupo de Estudos em Educação Bilíngue).
Pós-graduada em Educação Bilíngue e em Gestão da Educação pelo Instituto Singularidades; graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Possui experiência como coordenadora pedagógica, orientadora educacional, assessora em processos pedagógicos e professora em diversas instituições públicas e privadas.
Pós-graduada em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades; certificada em Design, Assessment and Management of Project-based Learning pelo Buck Institute for Education; e graduada em Letras pela USP. Atua como professora e pesquisadora há 10 anos na área de Educação Bilíngue no Brasil e em outros países.
Adriessa Santos é doutoranda em Educação pela PUC-SP, mestre em Ciências pela USP, MBA em Gestão Escolar pela USP, especialista em Neurociência e Educação pela PUC-RS, especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, bióloga pela UMC e pedagoga pelo Mackenzie. É coordenadora da pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades. Tem experiência na gestão escolar, atuou como professora na educação básica privada e faz formações e ministra palestras e cursos com essa temática. Atualmente é coordenadora de Learning Support na Camino School.
Ainda tem dúvidas sobre o curso de Pós-Graduação em Bilinguismo e Educação Bilíngue? Confira abaixo as perguntas que recebemos com mais frequência e suas respostas.
Somos uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e, portanto, estamos aptos a ofertar cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Os pré-requisitos para ingresso são:
• Ter no mínimo 10 horas semanais para participação no curso;
• possuir equipamentos com acesso à internet;
• já possuir uma graduação completa.
Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o seguinte formulário clicando aqui.
O pagamento da primeira parcela pode ser feito por boleto ou cartão de crédito. As demais parcelas são feitas por boletos que ficam disponíveis no portal do aluno.
Todas as atividades e avaliações da Pós-Graduação em Bilinguismo e Educação Bilíngue são realizadas diretamente na plataforma do curso.
As mesmas estão distribuídas como fóruns, tarefas ou objetos de aprendizagem, que podem incluir realizações de testes, exploração de imagens, podcasts, documentos de texto, vídeos ou quizzes. Essas atividades têm o objetivo de auxiliar na prática do professor-pesquisador, mas principalmente facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos. Elas são consideradas como optativas, ou seja, o aluno está livre para decidir participar ou não.
Ao fim de cada disciplina, o aluno deverá fazer uma atividade avaliativa obrigatória. Sua realização acontece de diversas formas, quase sempre, voltadas à pesquisa de campo, como entrevistas, proposta de aula sobre o conteúdo abordado, pequeno artigo sobre considerações a respeito da disciplina, textos sobre experiência do aluno no ambiente bilíngue, entre outros.
É necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:
• RG (não pode ser CNH);
• CPF;
• Foto 3x4 ou digital;
• Comprovante de residência;
• Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);
• Histórico do curso de Graduação;
• Diploma Graduação (Frente e Verso).
Nossos alunos e ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação possuem desconto de 30% no valor do curso. Funcionários da Rede Pública também possuem 30% desconto e associados ao SINPRO possuem desconto de 15% no valor do curso. Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.
Sim, é possível trancar o curso de Pós-Graduação. Possibilitamos que o aluno realize a especialização EAD em até 24 meses, desse modo poderá adequar a grade ás suas necessidades. Após o período citado, não será possível que o estudante retorne ao curso.
O MEC não exige um trabalho de conclusão de curso (TCC) para cursos de especialização. A instituição pode optar por ter ou não um TCC, para esse curso a decisão é que não haja um TCC.
Para aprovação final do curso é necessária a aprovação em todos os componentes curriculares com, no mínimo, nota 6 (seis).
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