Podemos definir o conceito como a prática de lecionar em universidades, faculdades e demais instituições de ensino de nível superior. Atualmente, além dos conhecimentos pedagógicos necessários para ser um professor de curso superior, é fundamental pensarmos em incluir a inovação neste processo.
Hoje a escola e a universidade não detêm o monopólio do saber, existem muitas formas de aprender. Com estudantes que já são nativos digitais, a aula puramente expositiva não faz mais sentido nem apresenta total eficiência para a aprendizagem. A aula se tornou o lugar do encontro, da expansão dos horizontes e de experiências transformadoras.
Dessa forma, é fundamental que docentes tenham competências e habilidades para garantir uma educação de qualidade e ensinar visando o engajamento profissional, a prática pedagógica e os conhecimentos gerais e específicos da área.
O professor de nível superior pode atuar em:
Ainda, de acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), um professor universitário na rede federal tem piso salarial entre 4 mil reais e 20 mil reais. No entanto, os valores podem variar conforme a localização geográfica, o nível de experiência, o tipo de instituição de ensino e as qualificações adicionais.
O principal objetivo do curso é apresentar novas abordagens metodológicas e contribuições teórico-práticas para a qualificação de profissionais e acadêmicos com o intuito de prepará-los para a docência em instituições de ensino superior. Espera-se que, com a participação no curso, os profissionais sejam capazes de lecionar com qualidade, eficiência e inovação para contribuir com uma educação de qualidade em nível superior no Brasil.
Aprovação com, no mínimo, nota 7,0 em cada um dos módulos/projetos/oficinas. Cada módulo tem seus critérios de avaliação definidos em função dos objetivos pedagógicos e conta com atividades para serem realizadas online.
Doutora em Inovação Educacional pela USP, mestre em Educação pela PUC-SP, administradora pela FGV, pedagoga pela USP, onde desenvolve atualmente seu pós-doc sobre formação de professores no Instituto de Estudos Avançados. professora na graduação e pós-graduação do Instituto Singularidades e coordenadora do Laboratório Maker de formação de professores. Coordenou o livro “Educação de Alma Brasileira e o livro Edushifts: o futuro da educação é agora!”. E coautora do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira, organizado por Stanford e Columbia University. Desenvolve pesquisa, formação e consultoria para escolas, fundações e órgãos públicos.
Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.
O Instituto Singularidades é reconhecido nacionalmente na formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa meta é contribuir com a capacitação de professores em nível superior nas áreas essenciais da educação nacional.
O Instituto Singularidades se compromete com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão baseia-se no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.
Após a conclusão do curso, você será capaz de:
O curso foi desenvolvido para atender a seguinte demanda:
O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.
Missão:
Cultivar espaços de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de pessoas éticas, comprometidas, capazes de inovar e inspirar para a excelência na educação.
Visão:
Ser a instituição que ressignifique o papel essencial do professor e da educação na sociedade.
Valores:
Prazer | Respeito | Inovação | Autonomia | Cooperação | Transparência | Empreendedorismo