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Princípios e Práticas para Educação Bilíngue

Prepare-se para a educação bilíngue, de acordo com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, com professores de referência no assunto.

  120 horas de duração

  Início das aulas: 08/05/2023

  6 meses

Toda a nossa infraestrutura está disponível.

Instituto Singularidades

Objetivo do curso

Este curso de Extensão em Princípios e Práticas para Educação Bilíngue de 120h tem como objetivo discutir os princípios e práticas fundamentais que embasam a educação bilíngue. A finalidade é capacitar profissionais para lecionarem na educação bilíngue em conformidade com o estipulado para o perfil dos professores nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue. Além disso, visa promover o debate sobre as metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue aplicadas ao ensino bilíngue na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Público-alvo

Saiba o que é educação bilíngue e/ou multilíngue

O conceito de bilinguismo e educação bilíngue são complexos e difíceis de conceituar, por isso os autores sobre o assunto divergem em muitos pontos. Alguns dos principais nomes que se propuseram a discutir o tema são: Bloomfield (1935), Macnamara (1967), Titone (1972), Harmers e Blanc (2000) e Mackey (2001). Com isso em mente, queremos que você passe a compreender a importância do debate sobre as metodologias e práticas existentes para o ensino bi/multilíngue.

Definições

Selecionamos algumas das principais definições sobre o ensino bilíngue e o que os autores consideram fatores essenciais na hora do processo de conceituação de bilinguismo: Para Harmers e Blanc (2000) não se pode ignorar o fato de que o bilinguismo é um fenômeno multidimensional e deve ser investigado como tal. Isso significa que algumas dimensões devem ser analisadas, são elas: competência relativa, organização cognitiva, idade de aquisição, presença ou não de indivíduos falantes de uma segunda língua no ambiente em questão, identidade cultural e status das duas línguas envolvidas. Já na visão de Macnamara (1967), um indivíduo é considerado bilíngue quando possuir competências mínimas nas quatro habilidades linguísticas (falar, ler, ouvir e escrever). Essa percepção é contrária ao pensamento de Bloomfield (1935) que, assim como o dicionário Oxford, considera apenas que seja capaz de falar as duas línguas perfeitamente um bilíngue perfeito.

Educação bilíngue

Quando paramos para pensar sobre educação bilíngue, precisamos pressupor que existem conceitos distintos em países diferentes, além de levar em consideração questões étnicas, dos educadores e fatores sócio-políticos.

Megale (2005) caracteriza de forma bem generalista uma divisão na educação bilíngue. Segundo ela, existem dois grandes domínios: educação bilíngue para crianças do grupo dominante e educação bilíngue para crianças de grupos minoritários.

No primeiro caso, a autora refere-se à educação bilíngue como sendo algo que tem um caráter elitista, em que se visa o aprendizado de um novo idioma, o conhecimento de outras culturas e a habilitação para completar estudos no exterior. Quando se discute sobre a educação para grupos minoritários, dispõe-se sobre aquelas crianças que vem frequentemente de comunidades socialmente desprovidas.

Megale (2005) ainda se apoia em Harmers e Blanc (2000) para dizer que a educação bilíngue é determinada por fatores históricos, sociais, ideológicos, psicológicos e relações de poder.

Apesar de existirem diversos conceitos sobre bilinguismo e educação bilíngue, os debates sobre o tema são cada vez mais frequentes. Por isso, um profissional interessado no assunto precisa estar atento a essas discussões e estar capacitado nas metodologias e práticas.

Educação Bilíngue e Bilinguismo;

– Planejamento Integrado de Conteúdo e Língua;

– Project Based Learning;

Avaliação em Contextos Multilíngues.

As inscrições estão abertas! Preencha o formulário e garanta sua vaga:

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O corpo docente do SINGULARIDADES
é cheio de referências

ProfRenata

FAQ

Os novos pré-requisitos para ser um professor bilíngue são:

• Ter graduação em Pedagogia ou Letras;

• Ter comprovação de proficiência de no mínimo 82 pontos no Common European Framework for Languages (CEFR);

• Ter formação complementar em Ensino Bilíngue: Como este curso de 120 horas!

Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o formulário que se encontra no topo da página ou entrar em contato através do número (11) 97437-0650 (WhatsApp).

Pagamento do curso pode ser realizado no cartão de crédito em até 10x, ou por boleto em até 6x.

Todas as atividades e avaliações de Princípios e Práticas para a Educação Bilíngue são realizadas diretamente na plataforma do curso.
As mesmas estão distribuídas como fóruns, tarefas ou objetos de aprendizagem, que podem incluir realizações de testes, exploração de imagens, podcasts, documentos de texto, vídeos ou quizzes. Essas atividades têm o objetivo de auxiliar na prática do professor-pesquisador, mas principalmente facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos. Elas são consideradas como optativas, ou seja, o aluno está livre para decidir participar ou não.
Ao fim de cada disciplina, o aluno deverá fazer uma atividade avaliativa obrigatória. Sua realização acontece de diversas formas, quase sempre, voltadas à pesquisa de campo, como entrevistas, proposta de aula sobre o conteúdo abordado, pequeno artigo sobre considerações a respeito da disciplina, textos sobre experiência do aluno no ambiente bilíngue, entre outros.

É necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:
• RG (não pode ser CNH);
• CPF;
• Foto 3x4 ou digital;
• Comprovante de residência;
• Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);

Nossos alunos e ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação possuem desconto de 30% no valor do curso. Funcionários públicos e associados ao SINPRO possuem desconto de 15% no valor do curso.
Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.

SOBRE NÓS

O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.

Visão:

Ser instituição de referência nacional na formação inicial e continuada de professores e profissionais da Educação reconhecida por produzir, adotar e difundir práticas inovadoras e embasadas cientificamente e cujo trabalho inspire e apoie políticas educacionais, com resultados comprovados na aprendizagem

Missão:

Formar professores e profissionais da educação capazes de inspirar e atuar com excelência com o propósito legitimo de transformar a Educação do Brasil.

Valores:

Afeto | Diversidade | Ética | Colaboração | Excelência

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