Pós-graduação em

Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue

Aprenda os caminhos para o ensino eficaz de duas ou mais línguas em vários níveis dentro da sala de aula.

Inscreva-se

Cadastre-se para receber o e-book
“Educação Bilíngue em contextos de minoria linguística” e ter acesso exclusivo a conteúdos do curso.

x

Pós-graduação em

Metodologias e Práticas para Educação Bi/Multilíngue

Aprenda os caminhos para o ensino eficaz de duas ou mais línguas em vários níveis dentro da sala de aula.

girls-bg-desk
ion_hourglass-outline

18 meses

08 de Agosto de 2022

wall-clock

360 horas/aula

prédio

Toda a nossa Infraestrutura está disponível.

Objetivo do curso

Este curso de Pós-Graduação em Ensino Multilíngue de 360h tem como objetivo promover o debate sobre as metodologias e práticas para a educação bi/multilíngue aplicadas à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Público-alvo

Saiba o que é educação bilíngue e/ou multilíngue

O conceito de bilinguismo e educação bilíngue são complexos e difíceis de conceituar, por isso os autores sobre o assunto divergem em muitos pontos. Alguns dos principais nomes que se propuseram a discutir o tema são: Bloomfield (1935), Macnamara (1967), Titone (1972), Harmers e Blanc (2000) e Mackey (2001). Com isso em mente, queremos que você passe a compreender a importância do debate sobre as metodologias e práticas existentes para o ensino bi/multilíngue.
mosaico

Definições

Selecionamos algumas das principais definições sobre o ensino bilíngue e o que os autores consideram fatores essenciais na hora do processo de conceituação de bilinguismo: Para Harmers e Blanc (2000) não se pode ignorar o fato de que o bilinguismo é um fenômeno multidimensional e deve ser investigado como tal. Isso significa que algumas dimensões devem ser analisadas, são elas: competência relativa, organização cognitiva, idade de aquisição, presença ou não de indivíduos falantes de uma segunda língua no ambiente em questão, identidade cultural e status das duas línguas envolvidas. Já na visão de Macnamara (1967), um indivíduo é considerado bilíngue quando possuir competências mínimas nas quatro habilidades linguísticas (falar, ler, ouvir e escrever). Essa percepção é contrária ao pensamento de Bloomfield (1935) que, assim como o dicionário Oxford, considera apenas que seja capaz de falar as duas línguas perfeitamente um bilíngue perfeito.

Educação bilíngue

Quando paramos para pensar sobre educação bilíngue, precisamos pressupor que existem conceitos distintos em países diferentes, além de levar em consideração questões étnicas, dos educadores e fatores sócio-políticos.


Megale (2005) caracteriza de forma bem generalista uma divisão na educação bilíngue. Segundo ela, existem dois grandes domínios: educação bilíngue para crianças do grupo dominante e educação bilíngue para crianças de grupos minoritários.


No primeiro caso, a autora refere-se à educação bilíngue como sendo algo que tem um caráter elitista, em que se visa o aprendizado de um novo idioma, o conhecimento de outras culturas e a habilitação para completar estudos no exterior. Quando se discute sobre a educação para grupos minoritários, dispõe-se sobre aquelas crianças que vem frequentemente de comunidades socialmente desprovidas.


Megale (2005) ainda se apoia em Harmers e Blanc (2000) para dizer que a educação bilíngue é determinada por fatores históricos, sociais, ideológicos, psicológicos e relações de poder.

Apesar de existirem diversos conceitos sobre bilinguismo e educação bilíngue, os debates sobre o tema são cada vez mais frequentes. Por isso, um profissional interessado no assunto precisa estar atento a essas discussões e estar capacitado nas metodologias e práticas.

Módulo 1

Educação Bilíngue e Bilinguismo;
Cultura e Educação Bi/Multilíngue;
O Trabalho Com a Escrita e Com a Leitura em Mais de Uma Língua e a Pedagogia dos Multiletramentos;
O Trabalho com Literatura em Contexto Multilíngue.

Módulo 2

Arranjos Interacionais em Contextos Bilíngues;

Planejamento Integrado de Conteúdo e Língua;
PBL: Project Based Learning;
Pesquisa Aplicada em Educação Bilíngue.

Módulo 3

Avaliação em Educação Bilíngue;
O Ensino do Português;
Translanguaging Pedagogy
Neurociência e Práticas Pedagógicas para Educação Bilíngue.

Depoimentos

O corpo docente do SINGULARIDADES
é cheio de referências

mosaico 2
image 1
image 5
image 5
image 6
image 9
image 10
image 2
image 4
image 7
image 8

INVESTIMENTO

DE

18x de R$599,00

POR

18x de R$450,00

SEM TAXA DE MATRÍCULA

*Desconto válido por tempo limitado

TAG

INVESTIMENTO

DE

18x de R$599,00

POR

18x de R$450,00

SEM TAXA DE MATRÍCULA

*Desconto válido por tempo limitado

TAG

FAQ

A Pós-Graduação Metodologias e Práticas para Educação Bilíngue do Singularidades é reconhecida pelo MEC?

Somos uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e, portanto, estamos aptos a ofertar cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Quais os pré-requisitos para ingressar no curso?

Os pré-requisitos para ingresso são:
• Ter no mínimo 10 horas semanais para participação no curso;
• possuir equipamentos com acesso à internet;
• já possuir uma graduação completa.

Como posso realizar a minha inscrição?

Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o formulário que se encontra no topo da página ou entrar em contato através do número (11) 95550-8108 (WhatsApp).

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

O pagamento da primeira parcela pode ser feito por boleto ou cartão de crédito. As demais parcelas são feitas por boletos que ficam disponíveis no portal do aluno.

Como são realizadas as atividades e avaliações?

Todas as atividades e avaliações da Pós-Graduação em Educação Bilíngue são realizadas diretamente na plataforma do curso.
As mesmas estão distribuídas como fóruns, tarefas ou objetos de aprendizagem, que podem incluir realizações de testes, exploração de imagens, podcasts, documentos de texto, vídeos ou quizzes. Essas atividades têm o objetivo de auxiliar na prática do professor-pesquisador, mas principalmente facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos. Elas são consideradas como optativas, ou seja, o aluno está livre para decidir participar ou não.
Ao fim de cada disciplina, o aluno deverá fazer uma atividade avaliativa obrigatória. Sua realização acontece de diversas formas, quase sempre, voltadas à pesquisa de campo, como entrevistas, proposta de aula sobre o conteúdo abordado, pequeno artigo sobre considerações a respeito da disciplina, textos sobre experiência do aluno no ambiente bilíngue, entre outros.

Quais os documentos necessários para realizar a matrícula?

É necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:
• RG (não pode ser CNH);
• CPF;
• Foto 3x4 ou digital;
• Comprovante de residência;
• Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);
• Histórico do curso de Graduação;
• Diploma Graduação (Frente e Verso).

Aluno ou ex-aluno do Instituto Singularidades possui desconto no valor do curso?

Nossos alunos e ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação possuem desconto de 30% no valor do curso. Funcionários públicos e associados ao SINPRO possuem desconto de 15% no valor do curso.
Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.

É possível trancar meu curso de Pós-Graduação?

Sim, é possível trancar o curso de Pós-Graduação. Possibilitamos que o aluno realize a especialização EAD em até 36 meses, desse modo poderá adequar a grade ás suas necessidades. Após o período citado, não será possível que o estudante retorne ao curso.

Como funciona o TCC?

O MEC não exige um trabalho de conclusão de curso (TCC) para cursos de especialização. A instituição pode optar por ter ou não um TCC, para esse curso a decisão é que não haja um TCC.

Como funciona o critério de avaliação?

Para aprovação final do curso é necessária a aprovação em todos os componentes curriculares com, no mínimo, nota 7 (sete).

Faça a sua inscrição e inicie a qualificação na área do ensino.

x
Condições especiais para matrículas antecipadas. Garanta agora o seu desconto.

SOBRE NÓS

O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual.

Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.

Ainda tem dúvidas sobre o curso? Preencha o formulário e receba mais informações.

Ajude-nos a melhorar

Sua opinião é essencial para aprimorar a experiência no Singularidades e transformar a educação no Brasil. Contribua respondendo nossa pesquisa de satisfação.

Copyright © 2022 Instituto Singularidades