Última oportunidade para garantir sua vaga nesta turma!
  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Min
  • 00Segs
Instituto Singularidades

Docência e Inovação

no Ensino Superior

Qualifique-se para lecionar no ensino superior e formar profissionais competentes com a instituição que é referência na formação de educadores há mais de 20 anos. Curso 100% online com acompanhamento integral de tutoria.

  360 horas de duração

  Início das aulas: 13/01/2025

  18 meses

Toda a nossa infraestrutura está disponível.

Por que a Pós-graduação em Docência do Ensino Superior ?

Formação crítica e atual

A especialização traz módulos e disciplinas que unem as bases da docência para adultos às tendências e ao futuro da área, promovendo uma formação 360º.

Corpo docente de referência

As disciplinas são ministradas por professores doutores e mestres, com amplo reconhecimento na academia e no mercado de educação do Brasil.

Metodologia voltada ao aluno

No Singularidades EaD, valorizamos o seu tempo e o seu aprendizado: tenha a praticidade do estudo a distância e o apoio integral dos nossos tutores ao longo do curso.

Trocas e aprendizados práticos

Ao longo do curso, você terá a oportunidade de colocar a mão na massa: fazer atividades, interagir com tutores, professores e colegas e executar seu projeto final.

Quem é nosso público?

  • Profissionais que desejam se qualificar para a docência do ensino superior;
  • Docentes que já atuam no ensino superior e buscam atualização pedagógica para desenvolvimento de suas atividades educacionais.

O que você vai aprender

A Pós-Graduação EAD em Docência e Inovação no Ensino Superior é dividida em 12 módulos, sendo 1 (um) módulo introdutório, 8 projetos e 3 oficinas de 30 horas. Após a realização do módulo introdutório, o pós-graduando pode seguir a sequência de conteúdos que julgar adequada. Veja abaixo a divisão dos módulos e o conteúdo da especialização.

Para conferir o detalhamento das disciplinas e outras informações do curso de Docência do Ensino Superior acesse o descritivo:

Sobre a Docência no Ensino Superior

Podemos definir o conceito como a prática de lecionar em universidades, faculdades e demais instituições de ensino de nível superior. Atualmente, além dos conhecimentos pedagógicos necessários para ser um professor de curso superior, é fundamental pensarmos em incluir a inovação neste processo.

Hoje a escola e a universidade não detêm o monopólio do saber, existem muitas formas de aprender. Com estudantes que já são nativos digitais, a aula puramente expositiva não faz mais sentido nem apresenta total eficiência para a aprendizagem. A aula se tornou o lugar do encontro, da expansão dos horizontes e de experiências transformadoras. 

Dessa forma, é fundamental que docentes tenham competências e habilidades para garantir uma educação de qualidade e ensinar visando o engajamento profissional, a prática pedagógica e os conhecimentos gerais e específicos da área. Essa recomendação compõe a Base Nacional Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores (BNC-Formação), diretriz que fundamenta este curso de pós-graduação.

Para entender as principais oportunidades e os desafios para docência do ensino superior, é necessário analisar o contexto do nível superior no Brasil. Um estudo realizado pelo Instituto SEMESP, com base em dados da Pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e do Portal e-MEC, indica que 15,4% da população de 18 anos ou mais no Brasil possui graduação completa, o que equivale a 23,2 milhões de pessoas.

Embora a porcentagem seja relativamente baixa, é possível afirmar que existe uma tendência de crescimento no cenário. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as matrículas em cursos de graduação no Brasil mais que triplicaram no século XXI. Em 2000 eram cerca de 2,7 milhões de brasileiros matriculados em cursos de graduação, enquanto em 2019 o número passou para 8,6 milhões.

O contexto educacional brasileiro, portanto, indica que se qualificar com a Pós-Graduação em Docência e Inovação no Ensino Superior vale a pena, tanto pela formação integral do profissional quanto pelas tendências de mercado.

Diferenciais do Instituto Singularidades

Liderança

Eleita melhor faculdade privada especializada em Pedagogia com residência pedagógica no país (segundo índice IGC/MEC) e está entre as primeiras em aprovações de concursos públicos.

Excelência de Ensino

O Instituto Singularidades é reconhecido nacionalmente na formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa meta é contribuir com a capacitação de professores em nível superior nas áreas  essenciais da educação nacional.

Corpo Docente Qualificado

Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.

Compromisso

O Instituto Singularidades se compromete com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão se baseia no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.

Dúvidas sobre o curso? Preencha o formulário e receba mais informações.

Últimas vagas disponíveis.

INVESTIMENTO DE

18x de R$599,00

Por 18x de

R$ 450,00*

SEM TAXA DE MATRÍCULA

*Oferta por tempo limitado.

Formas de Pagamento

BOLETO BANCÁRIO

Fica disponível para impressão ou download e apto para pagamento no caixa eletrônico, internet banking, aplicativo do banco, carteira digital, bancos e casas lotéricas.

CARTÃO DE CRÉDITO

Meio de pagamento disponibilizado para negociações e parcelamentos de mensalidades, através de link da operadora de cartões*. *Mediante análise e autorização prévia.

CARTÃO RECORRENTE

O pagamento é feito na modalidade Cartão de Crédito Recorrente, assim o desconto da mensalidade acontece automaticamente na fatura do cartão e compromete somente o limite necessário para a cobrança vigente.

PIX

Você pode pagar através desse método para realizar sua matricula, bastando capturar com a câmera do celular o QR Code gerado.

O corpo docente do SINGULARIDADES
é cheio de referências

Profª Drª Tathyana Gouvêa

Administradora pela FGV e pedagoga pela USP, mestre em Gestão Escolar pela PUC-SP e doutora em Inovação Educacional na USP. Desenvolve pós-doc no Instituto de Estudos Avançados da USP. É professora na graduação e pós-graduação no Instituto Singularidades. Há mais de 8 anos realiza pesquisa, consultoria e formações na área educacional. Em parceria com a Casa Educação e a Harvard Business Review, desenvolveu o curso de Planejamento Estratégico para a Educação Básica. É professora-orientadora de pós-graduação e MBA da USP. Realiza consultoria e formação nas áreas de gestão e inovação educacional.

Prof. Me. Antonio Sagrado Lovato

Mestre em Cinema Documentário pela ESCAC - Universidade de Barcelona, graduado em Engenharia de Gestão pela UFABC, Bacharel em Ciência e Tecnologia e licenciado em Física na mesma Universidade. É cofundador do Edupoiesis, foi coordenador de Educação na Ashoka Brasil. Estudou Cinema e Teatro em cursos livres e tem trabalhos no Campo da educação e da Cultura. É também co-fundador do movimento Entusiasmo, onde realizou a Virada Educação em São Paulo. Idealizou e liderou o Projeto Educação de Alma Brasileira, lançado em livro em 2017. Foi coordenador de mestres na Escola Lumiar em São Paulo, onde também atuou como professor de física e tecnologias.

Prof. Paola Ricci

Formada pela Escola de Meio Ambiente da Universidade McGill, no Canadá. Especializou-se em comunicação visual no Institut de Creation Artistique e Recherche on Infographie (Icari), em Montreal. Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades. Trilhou um percurso profissional que começou com design gráfico, passou por consultoria em gestão ambiental urbana, educação ambiental e educação infantil. Atuou como sócia/gestora da A Way Bilingual School. Foi responsável pela MadCode Alto de Pinheiros. Se juntou à equipe do Instituto Catalisador em 2015 para co-criar o Programa Ponta Pé que foi selecionado pelo edital MakersEduca.

Profª Drª. Waldete Tristão

Doutora em Educação pela USP. Mestre em Educação pela PUC-SP e graduada em Letras e Pedagogia. Ex-bolsista do PIBIC/CNPq na graduação e ex-bolsista da Fundação Ford - International Fellowships Program no mestrado. Atuou como professora, formadora e na gestão pedagógica e administrativa por 32 anos. Participou da transição das antigas creches, hoje Centros de Educação Infantil. Produziu material para o curso EAD "Gênero e Diversidade na Escola" da UNIFESP. Atuou no Prêmio Educar para a Igualdade Racial. Finalista do 63º prêmio Jabuti (2021) com o livro “Conhecendo os Orixás, de Exu a Oxalá”. Atualmente é professora no Instituto Singularidades.

Profª Drª. Emilly Fidelix da Silva

Criadora do @seligaprof no Instagram, uma página focada na formação de professores que alcança mais de 70 mil educadores de todo o país. É palestrante, formadora de professores e colunista no blog Redes Moderna, especializado em educação. Também é professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestra em História Cultural (UFSC), Especialista em História Social (2013), graduada em Licenciatura em História (2012).

Profª. Me. Sofia Alencastro

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialização em Metologias Ativas. Especialização em Gestão de Projetos. Psicopedagoga. Graduação e bacharelado em Psicologia pela PUC/SP. Docente do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Gestão, coordenação e supervisão de projetos em educação. Formação presencial e online de professores, coordenadores e gestores. Autora, tutora e mentora de cursos a distância na área pedagógica. Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no Ensino Fundamental e Médio. Coordenadora e Assessora pedagógica de iniciativas não governamentais no Terceiro Setor.

Profª. Drª. Deise Abreu Pacheco

Atua na fronteira entre artes cênicas, filosofia e literatura. É doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP, com estágio de pesquisa doutoral em filosofia no Søren Kierkegaard Research Centre (SKC), da Universidade de Copenhague. Integrou o corpo docente da FAAP/SP. Professora no espaço A Capivara Cultural. Possui graduação em Direção Teatral e mestrado em Artes Cênicas (ECA/USP). Atuou como servidora pública na função de Orientadora de Arte Dramática (OAD) do Teatro da Universidade de São Paulo - TUSP, idealizando e coordenando projetos de ação artística e cultural no campo das artes cênicas.

Profª Me Adriessa Santos

Adriessa Santos é doutoranda em Educação pela PUC-SP, mestre em Ciências pela USP, MBA em Gestão Escolar pela USP, especialista em Neurociência e Educação pela PUC-RS, especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, bióloga pela UMC e pedagoga pelo Mackenzie. É coordenadora da pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades. Tem experiência na gestão escolar, atuou como professora na educação básica privada e faz formações e ministra palestras e cursos com essa temática. Atualmente é coordenadora de Learning Support na Camino School.

Profª Drª. Angela Di Paolo Mota

Pós doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa. Pós doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal - UAB. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Formação Integral pelo Instituto Singularidades. Docente do Instituto Singularidades. Assessora pedagógica nas áreas de Educação Infantil, Educação Inclusiva, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicanálise, Primeira Infância e Desenvolvimento Integral.

Profª Drª Paula Carolei

Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre em Educação pela UNICAMP e doutora em Educação pela USP. Trabalha com Tecnologia Educacional desde 1993. Foi coordenadora de cursos do Ensino Superior do SENAC-SP e pesquisadora do LPAI (Laboratório de Pesquisas em Ambientes Interativos) no SENAC. Atualmente é professora adjunta da UNIFESP, foi coordenadora da graduação em Tecnologia em Design Educacional e faz parte do Grupo de Pesquisa CODE (Comunicação, Design e Tecnologias Educacionais).

Profª. Drª.Tathyana Gouvêa

Administradora pela FGV e pedagoga pela USP, mestre em Gestão Escolar pela PUC-SP e doutora em Inovação Educacional na USP. Desenvolve pós-doc no Instituto de Estudos Avançados da USP. É professora na graduação e pós-graduação no Instituto Singularidades. Há mais de 8 anos realiza pesquisa, consultoria e formações na área educacional. Em parceria com a Casa Educação e a Harvard Business Review, desenvolveu o curso de Planejamento Estratégico para a Educação Básica. É professora-orientadora de pós-graduação e MBA da USP. Realiza consultoria e formação nas áreas de gestão e inovação educacional.

Prof. Me. Antonio Sagrado Lovato

Mestre em Cinema Documentário pela ESCAC - Universidade de Barcelona, graduado em Engenharia de Gestão pela UFABC, Bacharel em Ciência e Tecnologia e licenciado em Física na mesma Universidade. É cofundador do Edupoiesis, foi coordenador de Educação na Ashoka Brasil. Estudou Cinema e Teatro em cursos livres e tem trabalhos no Campo da educação e da Cultura. É também co-fundador do movimento Entusiasmo, onde realizou a Virada Educação em São Paulo. Idealizou e liderou o Projeto Educação de Alma Brasileira, lançado em livro em 2017. Foi coordenador de mestres na Escola Lumiar em São Paulo, onde também atuou como professor de física e tecnologias.

Prof. Paola Ricci

Formada pela Escola de Meio Ambiente da Universidade McGill, no Canadá. Especializou-se em comunicação visual no Institut de Creation Artistique e Recherche on Infographie (Icari), em Montreal. Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades. Trilhou um percurso profissional que começou com design gráfico, passou por consultoria em gestão ambiental urbana, educação ambiental e educação infantil. Atuou como sócia/gestora da A Way Bilingual School. Foi responsável pela MadCode Alto de Pinheiros. Se juntou à equipe do Instituto Catalisador em 2015 para co-criar o Programa Ponta Pé que foi selecionado pelo edital MakersEduca.

Profª Drª. Waldete Tristão

Doutora em Educação pela USP. Mestre em Educação pela PUC-SP e graduada em Letras e Pedagogia. Ex-bolsista do PIBIC/CNPq na graduação e ex-bolsista da Fundação Ford - International Fellowships Program no mestrado. Atuou como professora, formadora e na gestão pedagógica e administrativa por 32 anos. Participou da transição das antigas creches, hoje Centros de Educação Infantil. Produziu material para o curso EAD "Gênero e Diversidade na Escola" da UNIFESP. Atuou no Prêmio Educar para a Igualdade Racial. Finalista do 63º prêmio Jabuti (2021) com o livro “Conhecendo os Orixás, de Exu a Oxalá”. Atualmente é professora no Instituto Singularidades.

Profª Drª. Emilly Fidelix da Silva

Criadora do @seligaprof no Instagram, uma página focada na formação de professores que alcança mais de 70 mil educadores de todo o país. É palestrante, formadora de professores e colunista no blog Redes Moderna, especializado em educação. Também é professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestra em História Cultural (UFSC), Especialista em História Social (2013), graduada em Licenciatura em História (2012).

Profª. Me. Sofia Alencastro

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialização em Metologias Ativas. Especialização em Gestão de Projetos. Psicopedagoga. Graduação e bacharelado em Psicologia pela PUC/SP. Docente do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Gestão, coordenação e supervisão de projetos em educação. Formação presencial e online de professores, coordenadores e gestores. Autora, tutora e mentora de cursos a distância na área pedagógica. Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no Ensino Fundamental e Médio. Coordenadora e Assessora pedagógica de iniciativas não governamentais no Terceiro Setor.

Profª. Drª. Deise Abreu Pacheco

Atua na fronteira entre artes cênicas, filosofia e literatura. É doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP, com estágio de pesquisa doutoral em filosofia no Søren Kierkegaard Research Centre (SKC), da Universidade de Copenhague. Integrou o corpo docente da FAAP/SP. Professora no espaço A Capivara Cultural. Possui graduação em Direção Teatral e mestrado em Artes Cênicas (ECA/USP). Atuou como servidora pública na função de Orientadora de Arte Dramática (OAD) do Teatro da Universidade de São Paulo - TUSP, idealizando e coordenando projetos de ação artística e cultural no campo das artes cênicas.

Profª Me Adriessa Santos

Adriessa Santos é doutoranda em Educação pela PUC-SP, mestre em Ciências pela USP, MBA em Gestão Escolar pela USP, especialista em Neurociência e Educação pela PUC-RS, especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, bióloga pela UMC e pedagoga pelo Mackenzie. É coordenadora da pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades. Tem experiência na gestão escolar, atuou como professora na educação básica privada e faz formações e ministra palestras e cursos com essa temática. Atualmente é coordenadora de Learning Support na Camino School.

Profª Drª. Angela Di Paolo Mota

Pós doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - ULisboa. Pós doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal - UAB. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Formação Integral pelo Instituto Singularidades. Docente do Instituto Singularidades. Assessora pedagógica nas áreas de Educação Infantil, Educação Inclusiva, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicanálise, Primeira Infância e Desenvolvimento Integral.

Profª Drª Paula Carolei

Graduada em Ciências Biológicas pela USP, mestre em Educação pela UNICAMP e doutora em Educação pela USP. Trabalha com Tecnologia Educacional desde 1993. Foi coordenadora de cursos do Ensino Superior do SENAC-SP e pesquisadora do LPAI (Laboratório de Pesquisas em Ambientes Interativos) no SENAC. Atualmente é professora adjunta da UNIFESP, foi coordenadora da graduação em Tecnologia em Design Educacional e faz parte do Grupo de Pesquisa CODE (Comunicação, Design e Tecnologias Educacionais).

Instituto Singularidades

SOBRE NÓS

O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.

Missão:

Cultivar espaços de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de pessoas éticas, comprometidas, capazes de inovar e inspirar para a excelência na educação.

Visão:

Ser a instituição que ressignifique o papel essencial do professor e da educação na sociedade.

Valores:

Prazer | Respeito | Inovação | Autonomia | Cooperação | Transparência | Empreendedorismo

Ajude-nos a melhorar

Sua opinião é essencial para aprimorar a experiência no Singularidades e transformar a educação no Brasil. Contribua respondendo nossa pesquisa de satisfação.

Copyright © 2024 Instituto Singularidades

Preencha o formulário e confira o conteúdo.