logo-sing-1.svg

Conheça o Programa do Curso de

Pós-Graduação EAD em
Psicopedagogia

Uma formação para ser um agente de mudança na educação

O curso de psicopedagogia surgiu a partir da união de duas áreas, a psicologia e a pedagogia. De acordo com o artigo científico “Psicopedagogia: aspectos históricos e a práxis institucional”, do especialista Vanderson de Sousa Silva, a Psicopedagogia no Brasil ganhou reconhecimento e importância na década de 1960.

Trata-se de um campo ainda mais multidisciplinar, que aborda conhecimentos diversos como o da antropologia e até mesmo da neurologia. Possui uma visão integrada que entende todas as dimensões do sujeito como coparticipantes no processo de aprendizagem, por meio do entrelaçamento dos processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, físicos, psíquicos e concebe o sujeito como individual e coletivo.

Nesse sentido, o psicopedagogo pode atuar em espaços como:

  • escolas;
  • instituições de ensino e pesquisa;
  • clínicas;
  • consultórios;
  • hospitais;
  • empresas públicas e privadas;
  • ONGs;
  • asilos; entre outros.
Instituto Singularidades

De acordo com um levantamento pelo portal educacional Quero Bolsa, a faixa salarial média para psicopedagogos no Brasil é de R$ 3.946,40. O valor, no entanto, pode variar de acordo com fatores como localização geográfica, nível de experiência, tipo de instituição de ensino e qualificações adicionais.

Objetivo do Curso

O objetivo do curso é fornecer ferramentas ao aluno para que ele seja capaz de proporcionar relações de aprendizagem saudáveis nos mais variados contextos. 

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de avaliar e intervir nos processos de aprendizagem, utilizando teorias que sustentem a Psicopedagogia, bem como materiais e práticas que serão fornecidos ao longo do curso.

Plataforma

EAD

Online com Tutoria

On Demand

Duração de

12, 18 ou 24 meses

Carga horária

240, 360 ou 600 horas

Modalidades do curso

240 Horas

A modalidade de 240 horas é destinada para profissionais que já concluíram previamente uma Pós-Graduação em Psicopedagogia com no mínimo 360 horas. Composto pela prática de Estágio e por Módulos Complementares, que incluem orientação para estágio, diversidade, interseccionalidade e abordagem cognitiva de avaliação e intervenção da leitura, o formato visa proporcionar uma formação prática.

360 Horas

O formato de 360 horas é ideal para quem busca uma Pós-Graduação na área. Caracteriza-se pelo modelo padrão de pós-graduação, com 360 horas de conteúdo teórico e atividades práticas, sem estágio na área. Contém, além dos módulos de aulas, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

600 Horas

Já a modalidade de 600 horas foi desenvolvida para profissionais que buscam uma formação teórico-prática completa. É composta pela junção dos dois formatos apresentados anteriormente (240 horas + 360 horas). Portanto, reúne tanto aspectos teóricos, como as aulas e o TCC, quanto características práticas, como o estágio e os módulos complementares.

Programa do curso

FASES - CURSO COMPLEMENTAR DE 240H

  • Orientações para Estágio (Unidade I: Passos 1-2) 
  • Orientações para Estágio (Unidade II: Passos 3-6) 
  • Orientações para Estágio (Unidade III: Passos 7-10)
  • Desenvolvimento, avaliação e intervenção cognitiva da leitura;
  • Diversidade, interseccionalidade e contemporaneidade;

FASES - CURSO PADRÃO DE 360H

  • Histórico da Psicopedagogia com referência aos principais autores na área; 
  • Aprendizagem como objeto de estudo da Psicopedagogia; 
  • Concepção de sujeito aprendiz; 
  • Cognição, subjetividade, interação e linguagem na aprendizagem; 
  • Momentos do processo psicopedagógico: avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem; 
  • Prática psicopedagógica: investigação, análise, planejamento, mediação e produção científica.
  • Compreensão das principais características das crianças na faixa etária de 0 a 10 anos; 
  • Conceitos fundamentais que embasam as relações entre desenvolvimento e aprendizagem; 
  • Discussão e transposição dos pressupostos teóricos de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e Sigmund Freud para a prática psicopedagógica, a partir de exemplos práticos e estudos de caso; 
  • Análise de aspectos que fazem parte da especificidade dos processos de aprendizagem com crianças e possibilidades de intervenção a partir da Psicopedagogia.
  •  
  • Definição e delimitação do conceito de adolescência em suas diferentes dimensões; 
  • Mudanças biopsicossociais: percepção de si e do tempo; 
  • Adolescentes contemporâneos e suas representações; 
  • Contribuições da psicopedagogia para as problemáticas juvenis/adolescentes da atualidade; 
  • O adolescente em sala de aula: considerações importantes para a avaliação dos problemas de aprendizagem na escola e desenvolvimento de estratégias e intervenções psicopedagógicas.
  • O adulto no século XXI e processos de adaptação frente ao cenário de alta expectativa de vida; 
  • Compreensão e ressignificado dos processos de aprendizagem na idade adulta e velhice; 
  • Qualidade de vida em diferentes contextos de aprendizagem - familiar, educacional, novos países e culturas; 
  • Relacionamento com novas mídias do mundo contemporâneo; 
  • Práticas psicopedagógicas de apoio à aprendizagem na idade adulto e velhice.
  • Relações do sujeito com a aprendizagem pelo olhar da Neurociência; 
  • Discussão sobre as suas contribuições para a Psicopedagogia considerando os fundamentos da Neurociência; 
  • Bases biológicas do aprendizado; 
  • Características do cérebro da criança, do adolescente, do adulto e do idoso; 
  • Processos biológicos da leitura e escrita; 
  • Mecanismos de atenção e memória; 
  • Neurobiologia da emoção; 
  • Funções executivas.
  • Relação entre Linguística, Psicologia e Pedagogia; 
  • Linguagem e construção do pensamento; 
  • Linguagem e cognição; 
  • Linguagem e desenvolvimento infantil; 
  • Aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita; 
  • Dificuldades de aprendizagem relacionadas à aquisição da linguagem oral e escrita; 
  • Alfabetização e Letramento; 
  • Transposição para a prática psicopedagógica.
  • Articulação entre pensamento e desenvolvimento lógico na infância, adolescência e idade adulta; 
  • Compreensão dos processos de ensino-aprendizagem e instrumentos de avaliação e intervenção psicopedagógica no campo da matemática; 
  • Relação entre matemática e afetividade e sua implicação para a aprendizagem de conteúdos matemáticos.
  • Corpo de arte na aprendizagem; 
  • O corpo como primeiro referencial de aprendizagem; 
  • O corpo e sua representação; 
  • A relação do corpo, tempo e espaço na aprendizagem; 
  • O ato motor intencional: o campo das praxias; 
  • Habilidades motoras e psicomotoras; 
  • Práticas psicomotoras nas habilidades para a escrita; 
  • O corpo nas dificuldades de aprendizagem.
  • Análise das relações institucionais à luz da Psicopedagogia; 
  • Atuação da psicopedagogia no âmbito da instituição educacional; 
  • Grupos e suas relações com a aprendizagem na Educação Básica; 
  • Intervenções psicopedagógicas na instituição educacional, suas demandas, recursos, alcances e limites; 
  • A relação família-escola; 
  • Formação de professores e desenvolvimento de práticas interventivas com enfoque psicopedagógico.
  • Prática psicopedagógica na escola de Educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio); 
  • Campo de trabalho do psicopedagogo e o papel que a Psicopedagogia desempenha nas escolas; 
  • Articulação entre a Psicopedagogia e a gestão educacional: o trabalho colaborativo e as aproximações para a melhoria no ambiente escolar.
  • Reflexão sobre os instrumentos de avaliação e intervenção, com análise de estudo de casos, considerando o indivíduo de forma integral em relação às suas necessidades, processos de aprendizagens e seus saberes (cognitivo, motor, social e emocional); 
  • Estudo, análise e desenvolvimento de ações preventivas individuais, em grupos e institucionais; 
  • Subsídios para intervenção psicopedagógica teórico-prática; 
  • Estratégias, instrumentos e ferramentas para avaliação e intervenção nos processos de aprendizagem, considerando diferentes faixas etárias, contextos diversificados e diretrizes para práticas inclusivas nos contextos de aprendizagem.

Análise de diferentes práticas psicopedagógicas e construção de projetos para intervenção em diferentes contextos de aprendizagem, considerando os campos educacional, institucional e clínico, fundamentada no estudo de casos e abarcando os conteúdos estudados ao longo do curso.

FASES - CURSO PADRÃO DE 600H

  • Fundamentos da Psicopedagogia 
  • Processos de aprendizagem com crianças 
  • Processos de aprendizagem com adolescentes 
  • Processos de aprendizagem com adultos e idosos 
  • Orientações para Estágio (Unidade I: Passos 1-2)
  • Contribuições das Neurociências 
  • Linguagem e processos psicopedagógicos de aprendizagem 
  • Desenvolvimento, avaliação e intervenção cognitiva da leitura 
  • Raciocínio lógico 
  • Orientações para Estágio (Unidade II: Passos 3-6)
  • Diversidade, interseccionalidade e contemporaneidade 
  • Arte e Corpo: espaços de construção 
  • Leitura institucional das aprendizagens e relações em grupo 
  • Contribuições da Psicopedagogia para a Gestão Educacional 
  • Orientações para Estágio (Unidade III: Passos 7-10) 
  • Elaboração de Monografia (Etapa 1) 
  • Procedimentos de avaliação e análise de casos em Psicopedagogia 
  • Elaboração de Monografia (Etapa 2) 
  • Projetos de Intervenção em Psicopedagogia;

Método de aprovação

Ainda, ao final do curso, o pós-graduando terá 2 (duas) etapas de Elaboração de Monografia, que será entregue como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para aprovação, é requerida nota mínima de 6,0 (seis).

Sobre o coordenador

Coordenadora Profª Mª Daniela Dau

Coordenadora Profª Mª Daniela Dau

MA em General Psychology pela The New School. Psicóloga pela UFPR. Pedagoga pelo Instituto Singularidades (IS). Formação em Psicoterapia psicanalítica pela Contemporary Freudian Society e em Psicanálise de famílias/casais e Psicoterapia psicanalítica dos distúrbios precoces da relação mãe-bebê pela PUC/SP. Trabalhou com alfabetização/letramento e produção de material didático para ADUS/IS. Foi tutora para PROFS/IS e coordenadora na formação continuada de professores para PlannetaEducação/IS.

Foi conteudista na pós online em Psicopedagogia (IS) e professora na pós presencial em Psicopedagogia (IS). Elaborou material didático em competências socioemocionais para FTD Educação/OPEE. Atualmente, no IS, é coordenadora da pós-graduação online em Psicopedagogia, Metodologias Ativas para uma educação inovadora e Neurociência na escola e é membro coordenador do GRELIP (Grupo de Estudos em Literatura e Psicanálise). Consultora educacional de famílias e psicoterapeuta.

Motivos para escolher o curso

Corpo Docente Qualificado

Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.

Excelência de Ensino e Liderança

O Instituto Singularidades é reconhecido nacionalmente na formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa meta é contribuir com a capacitação de professores em nível superior nas áreas essenciais da educação nacional.

Compromisso

O Instituto Singularidades se compromete com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão baseia-se no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.

Após a conclusão

Após a conclusão do curso, você será capaz de:

  • encontrar problemas e dificuldades de aprendizagem em crianças, jovens e adultos;
  • capacitar indivíduos com dificuldades no processo de aprender, incentivando-os com métodos que permitam e/ou facilitem seu processo de aprendizagem;
  • desenvolver competências cognitivas, emocionais e sociais visando prevenir as dificuldades de aprendizagem;
  • orientar professores e pais sobre a maneira mais saudável de educar crianças ou adolescentes em idade escolar.

Público-alvo

Este curso é destinado a: 

  • Psicólogos;
  • Pedagogos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Licenciados.

Pré-requisitos

  • Ensino superior completo, preferencialmente em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudilogia e Licenciaturas .

Sobre o Instituto Singularidades

O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.

Missão:

Cultivar espaços de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de pessoas éticas, comprometidas, capazes de inovar e inspirar para a excelência na educação.

Visão:

Ser a instituição que ressignifique o papel essencial do professor e da educação na sociedade.

Valores:

Prazer | Respeito | Inovação | Autonomia | Cooperação | Transparência | Empreendedorismo