Fortaleça sua formação e amplie suas possibilidades de atuação no ensino superior com uma rede de contatos que impulsiona sua trajetória acadêmica.
Tempo para conclusão e certificação
Carga horária do curso
Com método de estudo orientado pelos professores curadores, fundamentado na metodologia ativa, aqui você protagoniza a sua jornada de especialização.
Vídeos curtos gravados com orientações dos professores curadores em cada módulo;
Bibliografia completa disponível para estudo: livros, e-books, vídeos e artigos; e mais;
Tutores ativos para te acompanhar do início ao fim do curso esclarecendo dúvidas, oferecendo suporte constante sobre temas técnicos.
A especialização traz módulos e disciplinas que unem as bases da docência para adultos às tendências e ao futuro da área, promovendo uma formação 360º.
As disciplinas são ministradas por professores doutores e mestres, com amplo reconhecimento na academia e no mercado de educação do Brasil.
No Singularidades EaD, valorizamos o seu tempo e o seu aprendizado: tenha a praticidade do estudo a distância e o apoio integral dos nossos tutores ao longo do curso.
Ao longo do curso, você terá a oportunidade de colocar a mão na massa: fazer atividades e executar seu projeto final.
A Pós-Graduação EAD em Docência e Inovação no Ensino Superior é dividida em 12 módulos, sendo 1 (um) módulo introdutório, 8 projetos e 3 oficinas de 30 horas. Veja abaixo a divisão dos módulos e o conteúdo da especialização.
– Desenvolvimento de Competências para Docência no Ensino Superior
– Docência do Ensino Superior no Século XXI
– Metodologias inov-ativas: do design à avaliação da aprendizagem criativa.
– Tecnologia e Design Instrucional para o Ensino Superior
– Psicologia da Educação e Neurociência
– Metodologias Ativas e Teorias Pedagógicas
– Dilemas Contemporâneos da Educação Superior: Perspectiva Histórica e Sociológica
– Educação Inclusiva e Diversidade
– A Aula como Experiência
– Educação Socioemocional
– Aprendizagem Visível
– Aprendizagem Criativa
Para conferir o detalhamento das disciplinas e outras informações do curso de Docência do Ensino Superior acesse o descritivo:
Podemos definir o conceito como a prática de lecionar em universidades, faculdades e demais instituições de ensino de nível superior. Atualmente, além dos conhecimentos pedagógicos necessários para ser um professor de curso superior, é fundamental pensarmos em incluir a inovação neste processo.
Hoje a escola e a universidade não detêm o monopólio do saber, existem muitas formas de aprender. Com estudantes que já são nativos digitais, a aula puramente expositiva não faz mais sentido nem apresenta total eficiência para a aprendizagem. A aula se tornou o lugar do encontro, da expansão dos horizontes e de experiências transformadoras.
Dessa forma, é fundamental que docentes tenham competências e habilidades para garantir uma educação de qualidade e ensinar visando o engajamento profissional, a prática pedagógica e os conhecimentos gerais e específicos da área. Essa recomendação compõe a Base Nacional Comum para Formação Inicial e Continuada de Professores (BNC-Formação), diretriz que fundamenta este curso de pós-graduação.
Para entender as principais oportunidades e os desafios para docência do ensino superior, é necessário analisar o contexto do nível superior no Brasil. Um estudo realizado pelo Instituto SEMESP, com base em dados da Pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e do Portal e-MEC, indica que 15,4% da população de 18 anos ou mais no Brasil possui graduação completa, o que equivale a 23,2 milhões de pessoas.
Embora a porcentagem seja relativamente baixa, é possível afirmar que existe uma tendência de crescimento no cenário. Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as matrículas em cursos de graduação no Brasil mais que triplicaram no século XXI. Em 2000 eram cerca de 2,7 milhões de brasileiros matriculados em cursos de graduação, enquanto em 2019 o número passou para 8,6 milhões.
O contexto educacional brasileiro, portanto, indica que se qualificar com a Pós-Graduação em Docência e Inovação no Ensino Superior vale a pena, tanto pela formação integral do profissional quanto pelas tendências de mercado.
O Singularidades é reconhecido nacionalmente na formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa meta é contribuir com a capacitação de professores em nível superior nas áreas essenciais da educação nacional.
Eleita melhor faculdade privada especializada em Pedagogia com residência pedagógica no país (segundo índice IGC/MEC) e está entre as primeiras em aprovações de concursos públicos.
Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.
O Singularidades se compromete com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão se baseia no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.
Na pós Singularidades você conta com uma experiência de aprendizado rica em interação e suporte contínuo.
Através de:
Webinários Periódicos: Encontros ao vivo com especialistas para debater práticas reais, tirar dúvidas e se atualizar em temas educacionais.
Tutores-guia: Acompanhamento ativo do início ao fim da sua jornada: correções de materiais, feedbacks personalizados, plantões de dúvidas, lembretes, curadoria de conteúdos e suporte técnico e emocional sempre que precisar.
Ao concluir a Pós-Graduação em Docência e Inovação no Ensino Superior no Singularidades, você recebe um certificado reconhecido pelo MEC, que comprova sua qualificação para atuar em contextos educacionais. Uma formação sólida, que fortalece seu currículo e amplia suas possibilidades de atuação com base técnica e credibilidade institucional.
O formato de 360 horas é ideal para quem deseja atuar ou se aprimorar na docência universitária. A formação oferece uma base sólida sobre práticas de ensino para adultos, tendências do ensino superior e desenvolvimento de competências essenciais para atuar em instituições de nível superior. Os módulos integram projetos, oficinas e conteúdos alinhados às demandas reais das práticas acadêmicas.
Administradora pela FGV e pedagoga pela USP, mestre em Gestão Escolar pela PUC-SP e doutora em Inovação Educacional na USP. Desenvolve pós-doc no Instituto de Estudos Avançados da USP. É professora na graduação e pós-graduação no Instituto Singularidades. Há mais de 8 anos realiza pesquisa, consultoria e formações na área educacional. Em parceria com a Casa Educação e a Harvard Business Review, desenvolveu o curso de Planejamento Estratégico para a Educação Básica. É professora-orientadora de pós-graduação e MBA da USP. Realiza consultoria e formação nas áreas de gestão e inovação educacional.
Mestre em Cinema Documentário pela ESCAC – Universidade de Barcelona, graduado em Engenharia de Gestão pela UFABC, Bacharel em Ciência e Tecnologia e licenciado em Física na mesma Universidade. É cofundador do Edupoiesis, foi coordenador de Educação na Ashoka Brasil. Estudou Cinema e Teatro em cursos livres e tem trabalhos no Campo da educação e da Cultura. É também co-fundador do movimento Entusiasmo, onde realizou a Virada Educação em São Paulo. Idealizou e liderou o Projeto Educação de Alma Brasileira, lançado em livro em 2017. Foi coordenador de mestres na Escola Lumiar em São Paulo, onde também atuou como professor de física e tecnologias.
Formada pela Escola de Meio Ambiente da Universidade McGill, no Canadá. Especializou-se em comunicação visual no Institut de Creation Artistique e Recherche on Infographie (Icari), em Montreal. Especialista em Infância, Educação e Desenvolvimento Social pelo Instituto Singularidades. Trilhou um percurso profissional que começou com design gráfico, passou por consultoria em gestão ambiental urbana, educação ambiental e educação infantil. Atuou como sócia/gestora da A Way Bilingual School. Foi responsável pela MadCode Alto de Pinheiros. Se juntou à equipe do Instituto Catalisador em 2015 para co-criar o Programa Ponta Pé que foi selecionado pelo edital MakersEduca.
Doutora em Educação pela USP. Mestre em Educação pela PUC-SP e graduada em Letras e Pedagogia. Ex-bolsista do PIBIC/CNPq na graduação e ex-bolsista da Fundação Ford – International Fellowships Program no mestrado. Atuou como professora, formadora e na gestão pedagógica e administrativa por 32 anos. Participou da transição das antigas creches, hoje Centros de Educação Infantil. Produziu material para o curso EAD “Gênero e Diversidade na Escola” da UNIFESP. Atuou no Prêmio Educar para a Igualdade Racial. Finalista do 63º prêmio Jabuti (2021) com o livro “Conhecendo os Orixás, de Exu a Oxalá”. Atualmente é professora no Instituto Singularidades.
Criadora do @seligaprof no Instagram, uma página focada na formação de professores que alcança mais de 70 mil educadores de todo o país. É palestrante, formadora de professores e colunista no blog Redes Moderna, especializado em educação. Também é professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestra em História Cultural (UFSC), Especialista em História Social (2013), graduada em Licenciatura em História (2012).
Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Especialização em Metologias Ativas. Especialização em Gestão de Projetos. Psicopedagoga. Graduação e bacharelado em Psicologia pela PUC/SP. Docente do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Gestão, coordenação e supervisão de projetos em educação. Formação presencial e online de professores, coordenadores e gestores. Autora, tutora e mentora de cursos a distância na área pedagógica. Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no Ensino Fundamental e Médio. Coordenadora e Assessora pedagógica de iniciativas não governamentais no Terceiro Setor.
Pós-graduada em Educação Bilíngue pelo Instituto Singularidades; certificada em Design, Assessment and Management of Project-based Learning pelo Buck Institute for Education; e graduada em Letras pela USP. Atua como professora e pesquisadora há 10 anos na área de Educação Bilíngue no Brasil e em outros países.
Adriessa Santos é doutoranda em Educação pela PUC-SP, mestre em Ciências pela USP, MBA em Gestão Escolar pela USP, especialista em Neurociência e Educação pela PUC-RS, especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Singularidades, bióloga pela UMC e pedagoga pelo Mackenzie. É coordenadora da pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades. Tem experiência na gestão escolar, atuou como professora na educação básica privada e faz formações e ministra palestras e cursos com essa temática. Atualmente é coordenadora de Learning Support na Camino School.
Pós doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – ULisboa. Pós doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal – UAB. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Especialista em Formação Integral pelo Instituto Singularidades. Docente do Instituto Singularidades. Assessora pedagógica nas áreas de Educação Infantil, Educação Inclusiva, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicanálise, Primeira Infância e Desenvolvimento Integral.
Ainda tem dúvidas? Confira abaixo as perguntas que recebemos com mais frequência e suas respostas.
Somos uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e, portanto, estamos aptos a ofertar cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Os pré-requisitos para ingresso são:
• Ter no mínimo 10 horas semanais para participação no curso;
• possuir equipamentos com acesso à internet;
• já possuir uma graduação completa.
Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o seguinte formulário clicando aqui.
O pagamento da primeira parcela pode ser feito por boleto ou cartão de crédito. As demais parcelas são feitas por boletos que ficam disponíveis no portal do aluno.
As atividades propostas pelos professores da Pós-Graduação Gestão da Inovação na Escola são embasadas em metodologias ativas de aprendizagem e incluem: trabalho com projetos com Design Thinking, análise de situações-problema, pesquisa de campo, entrevistas com professores, coordenações ou instituições, estudos de caso, jogos interativos, debates estruturados, construção de mural colaborativo, quizzes com feedback no formato de podcasts, mapeamento de inovações em educação dentre outras. O desenvolvimento das atividades será mediado por tutores especialistas. As atividades têm o objetivo de auxiliar na construção de conhecimentos do educador, mas principalmente visam facilitar a adoção de práticas inovadoras na escola. Em cada disciplina cursada, os participantes serão avaliados em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes vinculadas às experiências de aprendizagem propostas. A avaliação será: a) diagnóstica: para levantamento de conhecimentos anteriores, b) formativa: atividades colaborativas e individuais realizadas durante a oferta da disciplina com acompanhamento de tutores, c) avaliação somativa: com feedbacks robustos de tutores e consolidação dos conhecimentos construídos.
É necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:
• RG (não pode ser CNH);
• CPF; • Foto 3x4 ou digital;
• Comprovante de residência;
• Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);
• Histórico do curso de Graduação;
• Diploma Graduação (Frente e Verso).
Nossos alunos e ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação possuem desconto de 30% no valor do curso. Funcionários da Rede Pública também possuem 30% desconto e associados ao SINPRO possuem desconto de 15% no valor do curso. Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.
Sim, é possível trancar o curso de Pós-Graduação. Possibilitamos que o aluno realize a especialização EAD em até 24 meses, desse modo poderá adequar a grade ás suas necessidades. Após o período citado, não será possível que o estudante retorne ao curso.
O MEC não exige um trabalho de conclusão de curso (TCC) para cursos de especialização. No entanto, a elaboração de um trabalho final ajuda na consolidação de todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, por isso para aprovação na Pós-Graduação é necessário concluir o trabalho final. Esse trabalho não precisa ser apresentado presencialmente e será desenvolvido pelo aluno ao longo do curso com o suporte dos professores e tutores.
Para aprovação é necessário a elaboração do trabalho final e aprovação com, no mínimo, nota 6 em cada um dos módulos/disciplinas do curso.
A oferta de uma Pós-Graduação na modalidade online sobre conceitos e práticas inovadoras em ambientes escolares representa uma forma de enfrentamento ao complexo desafio de renovar a educação brasileira – seja ao quebrar barreiras de tempo e espaço e levar uma formação de qualidade para todo o território nacional, ou ao criar momentos de reflexão e propor ações pedagógicas e de gestão que desafiam educadores a colaborar e traçar caminhos para formar, de forma integral, as novas gerações preparando-as para enfrentar os desafios da contemporaneidade de modo responsável e ética. Essa é a essência da especialização em Gestão da Inovação na Escola. Nesse sentido, o curso assume o compromisso em levar seus participantes a construir novos saberes que sirvam de base para que concebem e implementem inovações que melhorem a qualidade das experiências de aprendizagem, conscientes de seu papel e contribuição para o bem comum da sociedade.
O Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.
Ser instituição de referência nacional na formação inicial e continuada de professores e profissionais da Educação reconhecida por produzir, adotar e difundir práticas inovadoras e embasadas cientificamente e cujo trabalho inspire e apoie políticas educacionais, com resultados comprovados na aprendizagem
Formar professores e profissionais da educação capazes de inspirar e atuar com excelência com o propósito legitimo de transformar a Educação do Brasil.
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