Prepare-se para contornar os desafios da alfabetização e do letramento com a instituição que é referência na formação de educadores há mais de 20 anos. Curso 100% online com acompanhamento integral de tutoria. Especialização atual e aprofundada para se tornar um profissional promotor de mudança e inclusão em sala de aula.
360 horas de duração
Início das aulas: Início imediato
18 meses
Toda a nossa infraestrutura está disponível.
A especialização traz módulos e disciplinas que unem as bases da Alfabetização e do Letramento às tendências e ao futuro da área, promovendo uma formação 360º.
As disciplinas são ministradas por professores doutores e mestres, com amplo reconhecimento na academia e no mercado de educação do Brasil.
No Singularidades EaD, valorizamos o seu tempo e o seu aprendizado: tenha a praticidade do estudo a distância e o apoio integral dos nossos tutores ao longo do curso.
Ao longo do curso, você terá a oportunidade de colocar a mão na massa: fazer atividades, interagir com tutores, professores e colegas e executar seu projeto final.
A especialização objetiva qualificar o profissional para promover a alfabetização e o letramento de forma aprofundada e relacionada às diferentes áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática e ciências naturais, por exemplo, além de colaborar para a qualificação de processos formativos que podem encontrar-se nas escolas. Veja abaixo a divisão dos módulos e o conteúdo da especialização.
– Alfabetização e Letramento em Matemática: Teoria e(m) Prática;
– Alfabetização em Língua Portuguesa: Fundamentos das Práticas I;
– Dificuldades de Aprendizagem e o Desafio de Acolher a Complexidade da Vida;
– Literatura Infantil e Alfabetização.
– Comunicação Matemática;
– Alfabetização Matemática e Comunicação no Currículo I;
– Alfabetização em Língua Portuguesa: Fundamentos das Práticas II;
– Alfabetização e a Arte: Um Olhar para o Mundo.
– Alfabetização em Língua Portuguesa: Teoria e(m) Prática;
– Alfabetização Matemática e Comunicação no Currículo II;
– Interações Socioambientais e as Relações com a Alfabetização;
– Alfabetização e Autonomia: Estudar, como se aprende?
Para conferir o detalhamento das disciplinas e outras informações do curso de Alfabetização acesse o descritivo:
A alfabetização é definida como um processo de aprendizagem em que o indivíduo desenvolve a escrita e a leitura. É um projeto que requer maior acompanhamento dos profissionais de educação, através do desenvolvimento das atividades da alfabetização, que envolvem o aprendizado como um todo. Sua relevância consiste em colaborar para a qualificação de processos formativos que podem se dar nas escolas e nos sistemas de ensino, que convocam a superação do analfabetismo como resposta a uma sociedade mais justa.
A alfabetização em contextos é vastamente complexa, assim como seu entendimento. Sua construção ocorre por etapas do conhecimento e evolução diária dos alunos. Como processo, a alfabetização em contextos mantém relação com as diferentes áreas do conhecimento e componentes que estão, em geral, sob a responsabilidade do professor polivalente: língua portuguesa, matemática e ciências naturais, por exemplo. Alguns dos grandes nomes que estudaram o ponto de partida da educação foram: John Dewey (1859-1952), Maria Montessori (1870-1952), Célestin Freinet (1896-1966).
No cenário desafiante da Educação Básica Brasileira, está pós em alfabetização tem como objetivo perpassar o que até então conhecemos como alfabetização e integrar conhecimento a uma lacuna formativa dos profissionais da educação.
O processo se amplia, pois a alfabetização será entendida como um método que atravessa diferentes áreas do conhecimento. Este curso de alfabetização em contextos se faz de extrema importância para profissionais da educação envolvidos na formação continuada de professores, educadores, coordenadores pedagógicos de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Eleita melhor faculdade privada especializada em Pedagogia com residência pedagógica no país (segundo índice IGC/MEC) e está entre as primeiras em aprovações de concursos públicos.
O Instituto Singularidades é reconhecido nacionalmente na formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa meta é contribuir com a capacitação de professores em nível superior nas áreas essenciais da educação nacional.
Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.
O Instituto Singularidades se compromete com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão se baseia no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.
BOLETO BANCÁRIO
Fica disponível para impressão ou download e apto para pagamento no caixa eletrônico, internet banking, aplicativo do banco, carteira digital, bancos e casas lotéricas.
CARTÃO DE CRÉDITO
Meio de pagamento disponibilizado para negociações e parcelamentos de mensalidades, através de link da operadora de cartões*. *Mediante análise e autorização prévia.
CARTÃO RECORRENTE
O pagamento é feito na modalidade Cartão de Crédito Recorrente, assim o desconto da mensalidade acontece automaticamente na fatura do cartão e compromete somente o limite necessário para a cobrança vigente.
PIX
Você pode pagar através desse método para realizar sua matricula, bastando capturar com a câmera do celular o QR Code gerado.
Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Pedagogia, Matemática e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Educação a distância e elaboração de materiais. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho GT1 referente a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SBEM. Formadora em Ensino de Matemática e Ciências pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Orientadora na Universidade Cruzeiro do Sul e tutora do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. Leitora crítica do Currículo da Cidade (2017). Participou de Projetos de Pesquisa financiados pela FAPESP e UNESCO.
Doutoranda em História Cultural pela UFSC, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela UTFPR. É palestrante, formadora de professores, criadora do @seligaprof no Instagram, rede que impacta milhares de professores do ensino básico e superior de todo o Brasil, e colunista educacional no blog Redes Moderna – Editora Moderna. É professora há 13 anos, tendo atuado na educação infantil até o ensino superior. Atua na área de metodologias ativas, BNCC, inovação na educação, storytelling e aprendizagem significativa. É “filha” da educação pública e acredita que a educação é a forma mais eficaz de transformar vidas, pois teve o seu próprio futuro transformado através dela.
Graduada em Matemática pela PUC-SP e em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC, mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo e doutora em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Atua como formadora de professores de matemática desde de 1992 em diferentes redes de ensino. Participou da elaboração e produção dos materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo. Professora do programa de pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente na formação de professores, currículo, ensino e aprendizagem. de Matemática.
Mestre em Educação pela FEUSP. Especialista em metodologia de Língua Portuguesa pela PUC-SP. Licenciada em Letras pela Universidade Braz Cubas (UBC). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2008. Atualmente, atuando como Assistente Técnico de Educação na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, trabalhando com formação de professores de língua portuguesa, elaboração e revisão de material didático. Experiência em ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa com foco em análise linguística. Focos de estudo: Formação continuada de professor, ensino e aprendizagem de língua materna e análise linguística.
Cumpre estágio de pós-doutorado na UNIFESP. Doutor em Educação pela FEUSP. Mestre em Letras pela UNIFESP. Licenciado em Letras pela UMC e em Pedagogia pela UNINOVE. Especialista em Estudos da Linguagem pela UMC e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. É Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Foi Diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Coordenadoria Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalhou com formação de professores de Língua Portuguesa, currículo e produção de materiais didáticos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP).
Doutora em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2008 / 2013) e Mestre em Educação pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005 / 2007). Graduada em Pedagogia. Realizando o pós-doutorado na PUC/SP sob a supervisão da professora drª Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (início em 2018). Pesquisadora externa (bolsista) da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora e pesquisadora em curso de graduação, extensão e pesquisa. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual paulista. Formadora e consultora na área de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais.
Mestra em Educação pela UNIFESP. Diretora de Escola efetiva na Rede de Ensino do Município de São Paulo. Assistente Técnica de Educação da Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Profissional participante da elaboração dos Cadernos de Aprendizagem do Currículo da Cidade de São Paulo. Responsável pela formação dos professores da rede municipal e colaboradora da plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo. Professora participante da reorientação curricular e participante do grupo de escrita dos Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral.
Pedagoga e Licenciada em Artes Visuais. Especialista em Educação Infantil e Práticas Pedagógicas, Direito Educacional, Ludopedagogia e Contação de Histórias. Professora titular de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de São Paulo, experiência em gestão escolar e formação de professores na coordenação pedagógica em escolas da Rede Municipal. Atua como Assistente Técnico de Educação na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Rodnei Pereira é Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e licenciado em Pedagogia, Letras e Filosofia. Atualmente é professor na Universidade Paulista. Desenvolve trabalhos como pesquisador, assessor e consultor em Educação, assessorando na elaboração, desenvolvimento, implementação e monitoramento e avaliação de Políticas Públicas de Educação, considerando a formação de redes intersetoriais colaborativas.
Professora de matemática, especialista em educação especial inclusiva, distúrbios da aprendizagem, saúde mental e neuropsicopedagogia. Professora da Rede Municipal de São Paulo e atualmente Atua no NAAPA da Secretaria Municipal de Educação.
Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela UNESP. Doutor e Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Licenciado em Física pelo Mackenzie. Professor e Pesquisador nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Curriculares, Currículo, Educação e Formação de professores que ensinam Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em "Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores. Atualmente é Professor Assistente na Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem atuado em Redes Estaduais, Municipais e Privadas como Assessor de Currículo e Formação de Professores.
Pós Doutor em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela UNESP. Doutor e Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Licenciado em Física pelo Mackenzie. Professor e Pesquisador nas áreas de Políticas Públicas, Políticas Curriculares, Currículo, Educação e Formação de professores que ensinam Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em "Educação Matemática, Estrutura Curricular e Formação de Professores. Atualmente é Professor Assistente na Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem atuado em Redes Estaduais, Municipais e Privadas como Assessor de Currículo e Formação de Professores.
Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Pedagogia, Matemática e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Educação a distância e elaboração de materiais. Avaliador ad hoc INEP/MEC. Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho GT1 referente a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da SBEM. Formadora em Ensino de Matemática e Ciências pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Orientadora na Universidade Cruzeiro do Sul e tutora do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul. Leitora crítica do Currículo da Cidade (2017). Participou de Projetos de Pesquisa financiados pela FAPESP e UNESCO.
Doutoranda em História Cultural pela UFSC, especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino pela UTFPR. É palestrante, formadora de professores, criadora do @seligaprof no Instagram, rede que impacta milhares de professores do ensino básico e superior de todo o Brasil, e colunista educacional no blog Redes Moderna – Editora Moderna. É professora há 13 anos, tendo atuado na educação infantil até o ensino superior. Atua na área de metodologias ativas, BNCC, inovação na educação, storytelling e aprendizagem significativa. É “filha” da educação pública e acredita que a educação é a forma mais eficaz de transformar vidas, pois teve o seu próprio futuro transformado através dela.
Graduada em Matemática pela PUC-SP e em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC, mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo e doutora em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora aposentada da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Atua como formadora de professores de matemática desde de 1992 em diferentes redes de ensino. Participou da elaboração e produção dos materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo. Professora do programa de pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente na formação de professores, currículo, ensino e aprendizagem. de Matemática.
Mestre em Educação pela FEUSP. Especialista em metodologia de Língua Portuguesa pela PUC-SP. Licenciada em Letras pela Universidade Braz Cubas (UBC). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2008. Atualmente, atuando como Assistente Técnico de Educação na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, trabalhando com formação de professores de língua portuguesa, elaboração e revisão de material didático. Experiência em ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa com foco em análise linguística. Focos de estudo: Formação continuada de professor, ensino e aprendizagem de língua materna e análise linguística.
Cumpre estágio de pós-doutorado na UNIFESP. Doutor em Educação pela FEUSP. Mestre em Letras pela UNIFESP. Licenciado em Letras pela UMC e em Pedagogia pela UNINOVE. Especialista em Estudos da Linguagem pela UMC e em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP. É Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Foi Diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Coordenadoria Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalhou com formação de professores de Língua Portuguesa, currículo e produção de materiais didáticos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP).
Doutora em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (2008 / 2013) e Mestre em Educação pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005 / 2007). Graduada em Pedagogia. Realizando o pós-doutorado na PUC/SP sob a supervisão da professora drª Marli Eliza Dalmazo Afonso de André (início em 2018). Pesquisadora externa (bolsista) da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora e pesquisadora em curso de graduação, extensão e pesquisa. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual paulista. Formadora e consultora na área de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais.
Mestra em Educação pela UNIFESP. Diretora de Escola efetiva na Rede de Ensino do Município de São Paulo. Assistente Técnica de Educação da Divisão de Ensino Fundamental e Médio. Profissional participante da elaboração dos Cadernos de Aprendizagem do Currículo da Cidade de São Paulo. Responsável pela formação dos professores da rede municipal e colaboradora da plataforma do Currículo da Cidade de São Paulo. Professora participante da reorientação curricular e participante do grupo de escrita dos Direitos de Aprendizagem dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral.
Pedagoga e Licenciada em Artes Visuais. Especialista em Educação Infantil e Práticas Pedagógicas, Direito Educacional, Ludopedagogia e Contação de Histórias. Professora titular de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de São Paulo, experiência em gestão escolar e formação de professores na coordenação pedagógica em escolas da Rede Municipal. Atua como Assistente Técnico de Educação na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Rodnei Pereira é Doutor em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e licenciado em Pedagogia, Letras e Filosofia. Atualmente é professor na Universidade Paulista. Desenvolve trabalhos como pesquisador, assessor e consultor em Educação, assessorando na elaboração, desenvolvimento, implementação e monitoramento e avaliação de Políticas Públicas de Educação, considerando a formação de redes intersetoriais colaborativas.
Professora de matemática, especialista em educação especial inclusiva, distúrbios da aprendizagem, saúde mental e neuropsicopedagogia. Professora da Rede Municipal de São Paulo e atualmente Atua no NAAPA da Secretaria Municipal de Educação.
Ainda tem dúvidas sobre o curso de Pós-Graduação em Alfabetização? Confira abaixo as perguntas que recebemos com mais frequência e suas respostas. Caso possua uma questão específica que não tenha sido abordada no FAQ, você também pode entrar em contato com um consultor educacional pelo botão do WhatsApp.
Somos uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e, portanto, estamos aptos a ofertar cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Os pré-requisitos para ingresso são:
• Ter no mínimo 10 horas semanais para participação no curso;
• possuir equipamentos com acesso à internet;
• já possuir uma graduação completa.
Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o seguinte formulário clicando aqui.
O pagamento da primeira parcela pode ser feito por boleto ou cartão de crédito. As demais parcelas são feitas por boletos que ficam disponíveis no portal do aluno.
Todas as atividades e avaliações da Pós-Graduação Alfabetização são realizadas diretamente na plataforma do curso.
As mesmas estão distribuídas como fóruns, tarefas ou objetos de aprendizagem, que podem incluir realizações de testes, exploração de imagens, podcasts, documentos de texto, vídeos ou quizzes. Essas atividades têm o objetivo de auxiliar na prática do professor-pesquisador, mas principalmente facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos. Elas são consideradas como optativas, ou seja, o aluno está livre para decidir participar ou não.
Ao fim de cada disciplina, o aluno deverá fazer uma atividade avaliativa obrigatória. Sua realização acontece de diversas formas, quase sempre, voltadas à pesquisa de campo, como entrevistas, proposta de aula sobre o conteúdo abordado, pequeno artigo sobre considerações a respeito da disciplina, textos sobre experiência do aluno no ambiente bilíngue, entre outros.
É necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:
• RG (não pode ser CNH);
• CPF; • Foto 3x4 ou digital;
• Comprovante de residência;
• Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);
• Histórico do curso de Graduação;
• Diploma Graduação (Frente e Verso).
Nossos alunos e ex-alunos de Graduação ou Pós-Graduação possuem desconto de 30% no valor do curso. Funcionários da Rede Pública também possuem 30% desconto e associados ao SINPRO possuem desconto de 15% no valor do curso. Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.
Sim, é possível trancar o curso de Pós-Graduação. Possibilitamos que o aluno realize a especialização EAD em até 24 meses, desse modo poderá adequar a grade ás suas necessidades. Após o período citado, não será possível que o estudante retorne ao curso.
O MEC não exige um trabalho de conclusão de curso (TCC) para cursos de especialização. A instituição pode optar por ter ou não um TCC, para esse curso a decisão é que não haja um TCC.
Para aprovação final do curso é necessária a aprovação em todos os componentes curriculares com, no mínimo, nota 6 (seis).
O Instituto Singularidades atua há mais de 20 anos para atender às necessidades de formação de professores, gestores de educação e especialistas de ensino para o Brasil atual. Oferecemos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Graduação/Licenciatura em quatro anos e Extensão Universitária — todos focados na área da educação.
Cultivar espaços de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de pessoas éticas, comprometidas, capazes de inovar e inspirar para a excelência na educação.
Ser a instituição que ressignifique o papel essencial do professor e da educação na sociedade.
Prazer | Respeito | Inovação | Autonomia | Cooperação | Transparência | Empreendedorismo
Sua opinião é essencial para aprimorar a experiência no Singularidades e transformar a educação no Brasil. Contribua respondendo nossa pesquisa de satisfação.
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