5 motivos para investir em formação continuada

Cursos, workshops, livros e palestras são formas de investir em formação continuada.

Nas últimas décadas, a sociedade vem passando por grandes transformações sociais e tecnológicas. A educação e seus agentes, por consequência, buscam se adaptar às mudanças e encontrar novas formas de superar expectativas e desafios. Para professores e educadores de modo geral, investir em formação continuada é uma boa escolha para essa busca por atualização e qualificação para enfrentar desafios.

O ensino remoto imposto pela pandemia de Covid-19 e adaptado atualmente em alguns ambientes escolares, o crescimento da educação a distância e os debates a respeito do Novo Ensino Médio são alguns exemplos de fenômenos educacionais do nosso tempo e ilustram bem a necessidade de atualização constante para acompanhar os movimentos da sociedade.

Neste artigo do Instituto Singularidades EAD, confira cinco motivos, entre profissionais e pessoais, para investir em formação continuada.

1. Mudanças na forma de aprender dos alunos

Todas as transformações tecnológicas e sociais das últimas décadas impactaram profundamente a forma de aprender dos alunos, especialmente os mais jovens.

Com alunos nativos digitais, isto é, já nascidos na era digital, é importante que educadores busquem pensar o ensino e a aprendizagem de forma inovadora, com o suporte de ferramentas virtuais e metodologias novas. O ato de simplesmente “decorar” a matéria ensinada não tem mais espaço.

Além disso, via internet os alunos têm amplo acesso a todo tipo de informação; nesse sentido, é papel do professor ajudar os alunos a lidar com esse excesso de informação e transformá-las em conhecimento de fato.

Como se preparar para todo esse processo de conhecer e executar novos métodos e formas de ensino e aprendizagem? A formação continuada é o investimento certeiro! Em cursos de qualificação, livros e workshops, por exemplo, o educador entra em contato com novas metodologias, debates atuais e teorias sobre educação que facilitarão o enfrentamento dessas questões.

2. Transformação da relação professor-aluno

Hoje, a forte relação hierárquica e vertical, com o professor como detentor do conhecimento e o aluno como um indivíduo com pouco ou nada a contribuir, vem perdendo espaço e abrindo caminho para relações mais horizontais, com contribuições bilaterais e participação ativa dos alunos.

Ao investir em formação continuada, um educador se prepara para aproveitar ao máximo a interação com os alunos e transformar os espaços de aprendizagem em ambientes saudáveis e frutíferos para todos.

3. Investir na própria qualificação é um diferencial competitivo para o cenário

De acordo com dados da edição mais recente do Anuário Brasileiro da Educação, o número de professores da Educação Básica que fizeram pós-graduação aumentou 18,6% na última década, chegando a 43% do total.

Os números mostram que investir em formação continuada é um movimento em alta no ramo da educação. E esse é um motivo forte para que você também o faça! Ao investir em sua própria formação, tornando-se um profissional qualificado e especializado em um ramo do seu interesse, você gradualmente terá mais destaque no mercado. As consequências são resultados mais satisfatórios para a sua vida profissional.

4. A capacitação teórico-prática ajuda a abrir novas portas profissionais

Seja para aumento salarial, promoção de cargo ou transição de carreira ou área, um educador que investe em sua carreira demonstra empenho profissional e desejo de crescimento.

Esse movimento de se mostrar como um profissional preocupado com a própria carreira, portanto, pode facilitar a chegada de reconhecimento e novas oportunidades.

Além disso, em cursos de extensão e pós-graduação, o educador cria novas relações com seus colegas e professores. Essa rede de contatos também pode ser providencial para as oportunidades futuras, ajudando com trocas de experiências e suporte em processos seletivos e indicações.

5. Autoconfiança

Por fim, investir em formação continuada é uma das maneiras mais proveitosas de trabalhar a autoconfiança e a segurança profissional.

Adquirir conhecimento na área, passar por testes (provas, atividades, apresentações etc) e construir conhecimento coletivamente nas aulas faz com que o educador desenvolva a confiança em seu próprio trabalho e ganhe mais segurança para se lançar em novos desafios profissionais.

Comece agora a investir em formação continuada com o Instituto Singularidades!

Gostou de conhecer os motivos para investir em sua qualificação profissional? No Instituto Singularidades você encontra cursos de pós-graduação e extensão EAD para dar um passo além na sua trajetória profissional. Com conteúdo atual, metodologias inovadoras e tutoria online em todo o curso, você se especializa com excelência para as mais variadas áreas da Educação. Conheça nossos cursos!

Continuar lendo

LogoBranco_Laranja