Psicopedagogia: avaliação e intervenção em processos de aprendizagem

A nossa pós-graduação em Psicopedagogia se propõe a formar profissionais para avaliar e intervir em contextos de aprendizagem. Ao final do curso, o psicopedagogo estará habilitado para executar esses processos em contextos clínicos e institucionais.

Profissionais com qualquer graduação estão aptos a fazer o curso e atuar nos contextos clínico e institucional. Para atuação no contexto clínico, é fortemente recomendada a supervisão. Em ambos os contextos, espera-se que, depois de formado, o profissional continue se atualizando por ser uma área em construção.

Ead

Cadastre-se e fale com um de nossos consultores!

Duracao

Tempo de duração

18 meses

Duracao

Data de início

25 de Janeiro de 2021

Duracao

Carga horária

360 horas/aula

Duracao

Infraestrutura

Toda a nossa infraestrutura está disponível.

O objetivo da nossa pós-graduação é fornecer ferramentas ao aluno para que ele seja capaz de proporcionar relações de aprendizagem saudáveis nos mais variados contextos. Ao final do curso, ele deve ser capaz de avaliar e intervir nos processos de aprendizagem, utilizando teorias que sustentem a psicopedagogia, bem como materiais e práticas que serão fornecidos ao longo do curso.

Este curso destina-se à profissionais que atuem em diferentes contextos de aprendizagem, tais como:

  • Educadores e professores licenciados de todas as áreas da educação;
  • Profissionais graduados em magistério superior e pedagogia;
  • Arte-educadores;
  • Educadores comunitários;
  • Coordenadores; diretores e orientadores educacionais;
  • Psicólogos;
  • Fonoaudiólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Médicos;
  • Todos os interessados no assunto.

  1. Fundamentos da Psicopedagogia;
  2. Processos de aprendizagem com crianças;
  3. Processos de aprendizagem com adolescentes;
  4. Processos de aprendizagem com adultos;
  5. Linguagem e processos psicopedagógicos de aprendizagem;
  6. Contribuições das Neurociências;
  7. Leitura Institucional das aprendizagens e relações em grupo;
  8. Raciocínio Lógico;
  9. Arte e Corpo;
  10. Contribuições da Psicopedagogia para a Gestão Educacional;
  11. Procedimentos de Avaliação e análise de casos em Psicopedagogia;
  12. Projetos de Intervenção em Psicopedagogia.

Mais informações

fale com nossos consultores

Corpo docente qualificado

Mais de 80% dos professores dos nossos cursos são mestres ou doutores. Além disso, nossos profissionais estão conectados e preparados para o uso de quaisquer tecnologias.

Excelência de ensino

Somos reconhecidos nacionalmente pela formação inicial e continuada de professores e especialistas de educação. Nossa missão é contribuir e apoiar a capacitação dos professores e educadores.

Liderança

Faculdade de Pedagogia reconhecida pela sua excelência por educadores, empregadores, alunos e ex-alunos e pelo MEC

Compromisso

Nós nos comprometemos com o aprendizado dos alunos e a valorização da formação da pessoa. Nossa missão baseia-se no cultivo de espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas com a excelência na educação.

Conheça mais sobre nós: O Instituto Singularidades

Fomos fundados em 2001 para suprir as necessidades de formação de professores, gestores de educação e de especialistas na área de educação. Em 2010, fomos incorporados ao Instituto Península para ampliar e impactar as ações no âmbito da educação nacional. Desde então, oferecemos cursos de Graduação/Licenciatura, cursos de Pós-graduação Lato Sensu, Extensão Universitária e Cursos Online. Somos reconhecidos como referência nacional para a formação inicial e continuada de professores e especialistas em educação.

Mais informações

fale com nossos consultores

Professores

Alcione Piva

Doutoranda em Educação e Saúde pela UNIFESP, professora da Educação Básica com 20 anos de experiência na docência para crianças e jovens de escolas públicas e particulares. Bióloga formada pela Universidade Mackenzie. Mestra em Biodiversidade pelo Instituto Biológico – SP e especialista em Inclusão pelo Instituto Singularidades. Atualmente, além de professora, atua como formadora e coordenadora de projetos de formação de professores pelo Instituto Singularidades.

Angela Di Paolo Mota

Doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano/USP. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq “Transtornos do espectro de autismo: detecção de sinais iniciais e intervenção”. Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2014.

Sofia Magalhães Regis de Alencastro

Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Faculdade de Psicologia/USP. Psicóloga. Desenvolve estudos e práticas de formação relacionados à Educação Ética e Moral no ambiente escolar. Foi professora de Educação Infantil e tem experiência como Coordenadora Pedagógica e Educacional na Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio) e Direção Escolar. Passou a integrar a equipe do curso de Pedagogia do Singularidades em agosto de 2018.

Adriessa Santos

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, com especializações em Neuroeducação e Educação Sistêmica. É Bióloga pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua como neuroeducadora, coordenadora pedagógica na rede de ensino regular privada e docente de cursos técnicos e de pós-graduação. Atualmente é a coordenadora do curso de Pós-graduação em Neurociência na escola do Instituto Singularidades.

Elizabeth dos Reis

Doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Pedagoga. Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Formação Integral, Competências Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras. Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto Singularidades. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Singularidades. Ministra cursos e atua como pesquisadora na área de Aprendizagem e Desenvolvimento; Educação Infantil; Neurociências e Educação; Gestão Educacional com alunos e famílias; e, Metodologias Ativas. Realiza assessoria pedagógica e formação continuada de professores e gestores em instituições públicas e particulares. Possui artigos publicados em revistas científicas e é coautora de livros na área de psicologia e educação.

Daniela Dau

Pedagoga pelo Instituto Singularidades (SP). Psicóloga pela UFPR. MA em Psicologia pela The New School (NY). Formação em Psicoterapia Psicanalítica pela The Contemporary Freudian Society (NY). Aprimoramento no atendimento psicanalítico a famílias/casais e em psicoterapia psicanalítica dos distúrbios precoces da relação mãe-bebê pela PUC/SP. Trabalhou com alfabetização/letramento e produção de material didático no EJA (refugiados). Foi pesquisadora PIBIC-CNPq e monitora de graduação na área de Neurociência. Foi pesquisadora da relação mãe-bebê em psicoterapia psicanalítica breve. Foi tutora e coordenadora na formação continuada de professores pela Consultoria do Instituto Singularidades. Elaborou conteúdo para a pós-graduação online em Psicopedagogia e foi professora da pós-graduação presencial em Psicopedagogia do Instituto Singularidades. Atualmente, é coordenadora da pós-graduação online em Psicopedagogia do Instituto Singularidades, revisora de material didático e consultora educacional de famílias.

Profa. Márcia Moreira Pereira

Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie /SP. Licenciada em Letras (Português/Inglês), com especialização em Tradução. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho/SP. Leciona disciplinas relacionadas a área de literatura e ensino no curso de Letras do Instituto Singularidades/SP. Foi professora de língua portuguesa, redação e literatura na rede pública de ensino. Pesquisadora do Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e a Coesão Social nas Instituições de Ensino Superior (RIAIPE 3), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011). É membro da Associação dos professores de língua portuguesa e literatura (APLL), da Universidade de São Paulo. Tem artigos publicados em livros e revistas diversas.

Marcia Maria Ferrari Ortiz

Bacharel em Matemática pela Universidade Mackenzie SP. Professora licenciada em Ciências da Natureza e em Matemática pela Universidade Mackenzie SP. Psicopedagoga clínica e institucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Centro Universitário Claretiano de São Paulo. Formação em Psicanálise Winnicottiana pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana – SBPW (curso básico). Atualmente, é docente no curso de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, nas disciplinas de Educação Matemática I e Psicopedagogia e Educação Matemática II. Atua como professora particular e psicopedagoga clínica. Elaborou conteúdo para a pós-graduação on-line em Psicopedagogia do Instituto Singularidades, na disciplina Raciocínio Lógico. Foi professora de Matemática da pós-graduação presencial em Psicopedagogia da UNICID. Foi professora de ensino fundamental da rede pública e particular de São Paulo. Foi coordenadora da área de Exatas do E.F. e E.M. em escola particular. Foi formadora de professores mediadores segundo Feuerstein através do Projeto Menteinovadora (Mind Lab do Brasil). Foi produtora e revisora de materiais didáticos no Projeto Menteinovadora da Mind Lab do Brasil.

Investimento

Valor

Boleto

Até 18x de R$: 499,00

Sem taxa de matrícula

Condições especiais, solicite um dos nosso consultores e garanta seu desconto

FAQ

Somos uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) e, portanto, estamos aptos a ofertar cursos de graduação e pós-graduação.

Os pré-requisitos para ingresso são:

  • Ter no mínimo 10 horas semanais para participação no curso;
  • Possuir equipamentos com acesso à internet;
  • Já possuir uma graduação completa.

Para obter mais informações sobre o curso, o interessado poderá preencher o formulário que se encontra no topo da página ou entrar em contato através do número (11) 95550-8081 (Whatsapp) ou (11) 3375-0044 Ramal 273.

O pagamento da primeira parcela pode ser feito por boleto ou cartão de crédito, as demais parcelas são feitas por boletos que ficam disponíveis no portal do aluno.

As atividades e avaliações da pós-graduação em Psicopedagogia são realizadas diretamente na plataforma do curso. As mesmas estão distribuídas como fóruns, tarefas ou objetos de aprendizagem, que podem incluir realizações de testes, exploração de imagens, podcasts, documentos de texto, vídeos ou quizzes. Essas atividades têm o objetivo de auxiliarem na prática do professor-pesquisador, mas principalmente facilitar a troca de conhecimentos entre os alunos.

necessário que o aluno encaminhe para os consultores os seguintes documentos obrigatoriamente digitalizados antes do início das aulas:

  • RG (não pode ser CNH);
  • CPF;
  • Foto 3x4 ou digital;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão (Nascimento/Casamento/ Averbação);
  • Histórico do curso de graduação;
  • Diploma graduação (Frente e Verso).

Nossos alunos e ex-alunos de graduação ou pós-graduação possuem desconto de 10% no valor do curso. Funcionários públicos e associados ao SINPRO possuem desconto de 14% no valor do curso.

Para solicitar o desconto, o interessado deverá comunicar os consultores durante o atendimento, além de ter que enviar documentação comprobatória do serviço público ou da associação ao SINPRO.

Nós possibilitamos que o aluno realize a pós-graduação em Psicopedagogia em até 36 meses, desse modo ele poderá adequar a grade as suas necessidades. Após o período citado, não será possível que o estudante retorne ao curso.

O MEC não exige um trabalho de conclusão de curso (TCC) para cursos de especialização. No entanto, a elaboração de um trabalho final ajuda na consolidação de todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, por isso para aprovação na pós-graduação é necessário concluir o trabalho final. Esse trabalho não precisa ser apresentado presencialmente e será desenvolvido pelo aluno ao longo do curso com o suporte dos professores e tutores.

O curso é composto de 12 módulos com 10 passos cada. Os passos são compostos por conteúdo autoral desenvolvido pelos professores que também fazem a curadoria do material ofertado. Além disso, há vídeos-pílula com os profissionais para que conheçam os autores. Contamos ainda com uma tutoria especializada que é responsável pelas devolutivas das atividades e mediação nos fóruns. Oferecemos conferências ao longo do curso na intenção de proporcionar alguns momentos síncronos com vocês.